Notícias
Comandos Conjuntos prosseguem com ações de descontaminações preventivas pelo Brasil
Brasília (DF), 11/08/2020 - No contexto da Operação Covid-19, militares das Forças Armadas continuam higienizando repartições e locais públicos de grande circulação. O Comando Conjunto Planalto descontaminou as instalações do Centro Especializado de Reabilitação II, em Taguatinga, Distrito Federal. A atividade foi executada por militares do Exército, especializados em Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear.
Na mesma frente de combate, o Comando Conjunto Rio Grande do Norte e Paraíba iniciou uma série de desinfecções em hospitais no interior do Rio Grande do Norte. Militares da Marinha e do Exército higienizaram o Hospital Regional do Seridó, em Caicó, Rio Grande do Norte. As ações prosseguem durante a semana em hospitais de Pau dos Ferros, Apodi, Mossoró e Santo Antônio, no estado potiguar.
O Comando Conjunto Norte, por meio da Capitania Fluvial de Santarém, entregou panfletos durante inspeção naval na orla da cidade paraense.
Distribuição de alimentos
O Comando de Comunicações e Guerra Eletrônica do Exército (CCOMGEX), em conjunto à Associação de Esporte e Lazer dos Subtenentes e Sargentos do Exército, em Brasília, com o apoio da Receita Federal, entregou 700 cestas básicas para as famílias de crianças integrantes do Programa Forças no Esporte (PROFESP), do Núcleo CCOMGEX, no Itapoã e Paranoá, no Distrito Federal. A ação contribui para amenizar as dificuldades enfrentadas pelos beneficiados durante a pandemia provocada pelo novo coronavírus.
Doação de sangue
No âmbito do Comando Conjunto Sul, alunos do Colégio Militar de Porto Alegre doaram sangue no Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul, contribuindo para a manutenção dos estoques durante o período da pandemia.
Operação Covid-19
O Ministério da Defesa acionou, em 20 de março, o Centro de Operações Conjuntas, para atuar na coordenação e no planejamento do emprego das Forças Armadas no combate ao novo Coronavírus. Nesse contexto, foram ativados dez Comandos Conjuntos, que cobrem todo o território nacional, além do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), de funcionamento permanente. A iniciativa integra o esforço do governo federal no enfrentamento à pandemia.
As demandas recebidas pelo Ministério da Defesa, de apoio a órgãos estaduais, municipais e outros, são analisadas e direcionadas aos Comandos Conjuntos para avaliarem a possibilidade de atendimento. De acordo com a complexidade da solicitação, os pedidos podem ser encaminhados ao Gabinete de Crise, que determina a melhor forma de atendimento.
Por Tenente Cunha, com informações dos Comandos Conjuntos.
Fotos: divulgação Forças Armadas
Para acessar fotos da Operação COVID-19, visite os Flickrs da Operação ( Link1 / Link2 / Link3 )
Saiba mais:
Operação Verde Brasil 2 completará três meses de atuação na Amazônia
Forças Armadas distribuem kits de alimentação para estudantes de Taubaté (SP)
Lideranças indígenas agradecem atuação de profissionais de saúde envolvidos na Missão Xavante
Confira os destaques da semana:
Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa
(61) 3312-4071