Notícias

Cerimônia premia alunos de escolas cívico-militares

Publicado em 13/09/2021 18h16 Atualizado em 27/09/2021 14h50


Brasília (DF), 13/09/2021 -
Na quinta-feira (09), alunos de escolas cívico-militares foram premiados em cerimônia da 1ª edição do Concurso Ministério da Defesa (MD)/Ministério da Educação (MEC) de Redação sobre Defesa Nacional e Educação - Prêmio Olavo Bilac. A solenidade ocorreu no auditório do Ministério da Defesa, com a presença dos premiados, de autoridades, de militares, de professores e dos acompanhantes dos homenageados.

20210913Igor Soares-3.jpg

O concurso é uma parceria entre MD e MEC. A finalidade é estimular o interesse de estudantes do ensino médio em assuntos ligados à Defesa Nacional. Os autores das redações classificadas em 1º lugar de cada região do Brasil receberam prêmio em dinheiro. Durante a entrega da premiação, o Secretário de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto do Ministério da Defesa, Tenente-Brigadeiro do Ar da Reserva Jeferson Domingues de Freitas, agradeceu a participação dos alunos, professores e envolvidos.

20210913Igor Soares-14 edit.jpg

Ele pontuou que a educação cívica é essencial para sustentar a democracia constitucional. “O MEC, reconhecendo a correlação entre o grau da consciência da sociedade sobre a importância da Defesa com o nível educacional do País e, portanto, com as suas atribuições, aceitou, de imediato, a proposta do Ministério da Defesa, no sentido de realizar uma operação conjunta nessa atividade. Essa parceria contribui para a conscientização de que a Defesa Nacional deve envolver toda a sociedade e não somente os militares”, reforçou o Tenente-Brigadeiro Domingues.

O Secretário Executivo do MEC, Victor Godoy Veiga, salientou a importância da parceria com o Ministério da Defesa. “Temos muita tranquilidade em fazer parceria com o MD. As Forças Armadas são reconhecidas pela sociedade devido à seriedade com que lidam com as questões do patriotismo, dos valores cívicos e da soberania nacional”, disse.

O certame recebeu 21 inscrições de escolas cívico-militares, com total de 417 alunos inscritos das regiões Centro-Oeste, Norte, Sul e Sudeste. As escolas da Região Nordeste, do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares, não participaram por não terem, ainda, alunos no 3º ano do ensino médio.

Premiados
Os alunos inscritos escreveram sobre “A importância da cidadania e do civismo cultuados nas escolas cívico-militares para a construção de uma sociedade mais justa e solidária”. O aluno Vicente de Araújo *Nóbrega, da Escola Estadual Cívico-Militar Céu Azul, de Valparaiso (GO), conquistou o primeiro lugar, representando a região Centro-Oeste. O aluno abordou a gestão das escolas cívico-militares e a Constituição de 1988, quanto ao direito à educação para todo o cidadão.

20210913Igor Soares-18.jpg

O primeiro lugar da região Sudeste ficou com a aluna Pâmela Jesus de Almeida Assis, da Escola Princesa Isabel Cívico-Militar, de Belo Horizonte (MG). Ela enfatizou que participar do concurso foi importante "para aprender sobre algo que pode ser aplicado futuramente". Em seu texto, Pâmela abordou o sentimento de patriotismo.

20210913Igor Soares-21.jpg

O 1º lugar da região Sul foi concedido à aluna Isabela Machado Mayer, da Escola Cívico-Militar Henrique Fontes, de Tubarão (SC). Dentro do tema geral da redação, ela destacou os símbolos nacionais.

O 1º lugar da região Norte ficou com a aluna Emily Lavínia Oliveira Maciel, da Escola Cívico-Militar Madre Adelgundes Becker, de Cruzeiro do Sul (AC). Ela evidenciou a importância da Bandeira Nacional e do Hino Nacional Brasileiro.

20210913Igor Soares-6.jpg

Em nome de todas as escolas cívico-militares, o Professor Gelson Espanhol Maximiano, também diretor da escola cívico-militar Henrique Fontes, do município de Tubarão (SC), agradeceu ao MEC e ao MD pela iniciativa e cumprimentou os demais diretores e alunos pela participação e resultado alcançado. “Que sejamos fortes e comprometidos com a educação que visa à formação integral baseada em valores como respeito. Dessa forma, estamos lutando por uma Pátria justa e, de fato, solidária”, disse.

Na solenidade, todos os alunos premiados receberam uma lembrança do Ministério da Defesa e um certificado com menção à classificação. Por sua vez, os diretores das escolas dos alunos vencedores foram prestigiados ao receberem os cumprimentos e certificados de mérito, entregues pelo Tenente-Brigadeiro Domingues e pelo Secretário de Educação Básica do MEC, Mauro Luiz Rabelo.


Por Rízia Rocha
Fotos: Igor Soares

Confira os destaques da semana:

Centro de Comunicação Social da Defesa (CCOMSOD)
Ministério da Defesa
(61) 3312-4071