Notícias
Campanhas de doação de sangue regulam estoques de hemocentros
Brasília (DF), 04/09/2020 – No Comando Conjunto Planalto, militares da Ala 2, Base Aérea de Anápolis, em Goiás, participaram de campanha de doação de sangue, com o intuito de apoiar o Banco de Sangue municipal. Uma unidade móvel do Hemocentro de Goiás esteve no Esquadrão de Saúde da Organização Militar, para recolher as doações dos militares voluntários. A campanha reuniu doadores suficientes para atingir a quantidade máxima da unidade móvel.
Já no Comando Conjunto Rio Grande do Norte e Paraíba, militares do 15º Batalhão de Infantaria Motorizado doaram sangue no Hemocentro de João Pessoa, na Paraíba. De forma semelhante, no Comando Conjunto Leste, militares do Campo de Instrução de Juiz de Fora, que também é Centro de Educação Ambiental e Cultura, contribuíram com os estoques realizando doação voluntária de sangue ao Hemocentro regional.
As Forças Armadas também deram continuidade a ações de descontaminação de ambientes com grande circulação de pessoas. No Comando Conjunto Rio Grande do Norte e Paraíba, o 16º Regimento de Cavalaria Mecanizado realizou a descontaminação das instalações do Ministério Público do Trabalho, em João Pessoa, na Paraíba.
Já o Comando Conjunto Leste, por meio da Marinha do Brasil, intensificou a desinfecção nas estações de trem do Rio de Janeiro. O Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais realizou a desinfecção da estação de trem de Gramacho, higienizando uma área de 5.290 m². O local é utilizado, diariamente, por milhares de passageiros.
Militares do Comando Conjunto Norte, por meio da Marinha, conscientizaram e distribuíram panfletos a passageiros e tripulantes de embarcações sobre a prevenção e o combate ao novo coronavírus. O Aviso Balizador Vega fez inspeção naval em Gurupá, Pará.
Operação Covid-19
O Ministério da Defesa ativou, em 20 de março, o Centro de Operações Conjuntas, para atuar na coordenação e no planejamento do emprego das Forças Armadas no combate ao novo coronavírus. Nesse contexto, foram ativados dez Comandos Conjuntos, que cobrem todo o território nacional, além do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), de funcionamento permanente. A iniciativa integra o esforço do governo federal no enfrentamento à pandemia.
As demandas recebidas pelo Ministério da Defesa, de apoio a órgãos estaduais, municipais e outros, são analisadas e direcionadas aos Comandos Conjuntos para avaliarem a possibilidade de atendimento. De acordo com a complexidade da solicitação, tais demandas podem ser encaminhadas ao Gabinete de Crise, que determina a melhor forma de atendimento.
Por Tenente Carlôto, com informações dos Comandos Conjuntos.
Fotos: divulgação Forças Armadas
Para acessar fotos da Operação COVID-19, visite os Flickrs da Operação. (
Link1
/
Link2
/
Link3
)
Saiba mais:
Militares higienizam locais com grande circulação de pessoas
Forças Armadas reforçam ações de descontaminação
Militares apoiam arrecadação de alimentos e roupas para famílias em situação de vulnerabilidade
Confira os destaques da semana:
Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa
(61) 3312-4071