Notícias
Com apoio da Defesa, operação interagências soma cerca de R$ 20 milhões em apreensões e prejuízo ao garimpo ilegal, no Pará
Brasília (DF), 14/06/2023 -
O Ministério da Defesa (MD) e as Forças Armadas têm somado esforços às ações do governo federal na repressão aos crimes ambientais, em diversas regiões pelo país. Na última terça-feira (6), com o apoio do MD, por meio do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), foram desmobilizados garimpos de ouro e cobre em três municípios paraenses. A operação interagências somou cerca de R$ 20 milhões em apreensões e prejuízo ao garimpo ilegal.
O Assessor de inteligência do Censipam, Walter Marinho fala sobre a importância do trabalho conjunto entre as instituições, "Neste ano, o Censipam já apoiou 67 operações para a proteção do meio ambiente, de forma direta aos órgãos de fiscalização ou, indiretamente, por meio das Forças Armadas. Com as informações produzidas pelo órgão, as entidades de segurança e de proteção ambiental podem realizar uma operação mais assertiva"
A ação da Polícia Federal, realizada nas cidades de Canaã dos Carajás, Curionópolis e Parauapebas, no Pará, resultou na apreensão de 18 escavadeiras, 2 caminhões, 6 geradores, 5 motores hidráulicos e 3 dragas (embarcações). A atividade também contou com a participação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Com apoio de aeronave P-95 Bandeirante Patrulha da Força Aérea Brasileira (FAB), para reconhecimento e captação de imagens da área de garimpo, o Censipam produziu um relatório de geointeligência onde identificou os locais de concentração da atividade ilegal - áreas de instalações, maquinários e garimpeiros.
Censipam -
Em mais de duas décadas de atuação, o órgão contribui para a proteção e para o desenvolvimento sustentável da Amazônia Legal e da Amazônia Azul. Por meio das informações geradas por subsistemas integrados de sensoriamento remoto, radares e estações meteorológicas, além de plataformas de coleta de dados, o Censipam promove o monitoramento da floresta amazônica, do espaço marítimo brasileiro e de outras áreas de interesse, produzindo dados em tempo próximo ao real.
Por Rayane Bueno com informações do Censipam e PF
Fotos: divulgação Polícia Federal
Assessoria Especial de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa
(61) 3312-4071