Notícias
Retrospectiva 2025
Retrospectiva 2025
O ano de 2025 se encerra como um período marcante para o Programa Espacial Brasileiro (PEB), que consolida avanços que reforçam o papel estratégico do setor espacial no desenvolvimento científico, tecnológico e econômico do País.
Ao longo do ano, a Agência Espacial Brasileira (AEB) atuou de forma contínua para fomentar o crescimento do ecossistema espacial nacional, com o apoio de iniciativas estruturantes, o fortalecimento parcerias internacionais e a contribuição para a ampliação da presença do Brasil no cenário espacial global.
Entre desafios superados e conquistas históricas, 2025 foi um ano de amadurecimento institucional e de resultados concretos, que refletem o esforço coletivo, a capacidade técnica e a visão de futuro que orientam o Programa Espacial Brasileiro. A seguir, destacamos alguns dos principais marcos que simbolizam esse caminho de construção e avanço:
Lei que cria a Alada é sancionada e publicada no Diário Oficial
Foi sancionada, no dia 2 de janeiro, e publicada no Diário Oficial da União (DOU) no dia seguinte, a Lei 15.083, de 2025, que cria a Alada, uma nova estatal voltada para o desenvolvimento e comercialização de tecnologias aeroespaciais.
AEB celebra 31 anos de conquistas espaciais
No dia 12 de fevereiro, foi realizada, na sede da Agência Espacial Brasileira (AEB), uma cerimônia alusiva ao aniversário de 31 anos da instituição. Estiveram presentes autoridades das Forças Armadas, do governo federal e distrital, da academia, e demais instituições importantes para o setor espacial nacional.
Brasil sedia a primeira reunião do BRICS com foco no setor espacial
No dia 24 de fevereiro, a Agência Espacial Brasileira (AEB) sediou a primeira reunião com os líderes espaciais do BRICS, a fim de apresentar as prioridades e a agenda da Presidência Brasileira do BRICS em 2025, especificamente na temática espacial. Com o tema “Fortalecendo a cooperação do sul global para uma governança inclusiva e sustentável”, as reuniões do BRICS refletem a importância do grupo não somente na economia, mas na promoção da diversidade e a governança global mais inclusiva.
Workshop sobre Agricultura Espacial reúne especialistas em São José dos Campos
Nos dias 25 e 26 de março, especialistas de diversas áreas se reuniram no Parque de Inovação Tecnológica (PIT), para participar do 2º Workshop sobre Agricultura Espacial. O evento dará continuidade às discussões iniciadas no primeiro encontro, realizado no ano passado, com foco nas oportunidades de participação do Brasil nos Acordos Artemis, principalmente no que diz respeito à agricultura espacial.
Nos dias 1º a 3 de abril, a Agência Espacial Brasileira (AEB), com assistência técnica do Escritório das Nações Unidas para assuntos do Espaço Exterior (UNOOSA), promoveu o evento Space Industry in Brazil, no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), em São Paulo. A programação contou com painéis que reuniram representantes da indústria espacial nacional e internacional para discutir os desafios e oportunidades do setor.
AEB e Finep promovem Workshop de Projetos do Setor Espacial
No dia 9 de abril, a Agência Espacial Brasileira (AEB), em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), realizou o Workshop de Projetos do Setor Espacial, com o objetivo de discutir os avanços, desafios e perspectivas dos projetos financiados pela Finep no âmbito do Programa Espacial Brasileiro.
Embrapa inicia pesquisas sobre cultivo de batata-doce e grão-de-bico no espaço
Mais do que uma tripulação estrelada, composta exclusivamente por mulheres, o voo suborbital da Blue Origin, lançado segunda-feira, 14 de abril, levou na bagagem plantas de batata-doce das cultivares Beauregard e Covington; e sementes do grão-de-bico BRS Aleppo, desenvolvido por cientistas brasileiros nos programas de melhoramento genético da Embrapa.
Líderes das agências espaciais dos países do BRICS se reuniram em abril, em Brasília, para fortalecer a cooperação internacional no tema, com foco em três eixos principais: redução das assimetrias tecnológicas entre os países-membros, promoção da sustentabilidade no uso do espaço e avanços na Constelação Virtual de Satélites de Sensoriamento Remoto do BRICS.
SpaceBR Show 2025 reúne líderes e especialistas para fortalecer o setor espacial brasileiro
Em junho, a Agência Espacial Brasileira (AEB) esteve na 5ª edição do SpaceBR Show, em São Paulo–SP. Considerada a maior feira da indústria espacial da América Latina, o SpaceBR Show ocorre anualmente e é fruto de uma parceria entre AEB e a MundoGeo.
Brasil promulga Protocolo Complementar para desenvolvimento do CBERS-6 com a China
No dia 10 de junho, foi publicado no Diário Oficial da União o Decreto nº 12.496, de 9 de junho de 2025. O documento promulga o Protocolo Complementar sobre o Desenvolvimento Conjunto do CBERS-6, celebrado entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo da República Popular da China.
No dia 11 de junho, a Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação e Informática (CCT) realizou uma audiência pública para debater o fortalecimento do Programa Espacial Brasileiro (PEB). A reunião foi solicitada pelo presidente da CCT, Senador Flávio Arns (PSB-PR), por meio do REQ 8/2025 - CCT.
Seminário discute segurança, desenvolvimento e defesa no ambiente espacial
O 1º Seminário de Segurança, Desenvolvimento e Defesa no Ambiente Espacial foi realizado em junho com o tema “Governança para o desenvolvimento e a cooperação internacional, conectando o espaço à sociedade”. Organizado pela Agência Espacial Brasileira (AEB), em parceria com a ESD, a Universidade da Força Aérea (UNIFA) e o William J. Perry Center for Hemispheric Defense Studies, o seminário promove um espaço de diálogo sobre os desafios e as oportunidades do setor espacial no Brasil.
AEB estrutura o Programa QUALIESPAÇO
A Agência Espacial Brasileira (AEB) publicou, em junho, a Portaria nº 1.754 que estrutura o Programa de Apoio às Atividades de Normalização e à Qualidade na Área Espacial (QUALIESPAÇO). O objetivo é elevar os padrões técnicos, a segurança e a confiabilidade dos produtos espaciais nacionais, além de impulsionar a competitividade do Brasil no mercado global.
AEB integra grupo técnico para criação de sistema nacional de posicionamento e navegação
No dia 3 de julho, a Agência Espacial Brasileira (AEB) foi oficialmente designada como uma das instituições integrantes do novo Grupo Técnico (GT) criado pelo Governo Federal para estudar e propor a implantação de um Sistema Brasileiro de Posição, Navegação e Tempo (PNT).
Brasil e China anunciam desenvolvimento conjunto do satélite CBERS-5
Em um marco histórico para a cooperação espacial bilateral, Brasil e China anunciaram em julho, durante a Cúpula do Brics, no Rio de Janeiro, a conclusão das negociações para o desenvolvimento conjunto do satélite CBERS-5. Este novo satélite representa um avanço significativo no Programa China-Brazil Earth Resources Satellite (CBERS), marcando a primeira incursão da parceria em satélites geoestacionários. A assinatura do acordo aconteceu durante encontro do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com o primeiro-ministro da China, Li Qiang.
Microlançador Brasileiro realiza com sucesso testes em voo de Sistema de Navegação Inercial
O arranjo produtivo nacional responsável pela construção do foguete MLBR - Microlançador Brasileiro realizou, em julho, os ensaios em voo do Sistema de Navegação Inercial com integração GNSS (SNI-GNSS). Os testes foram realizados em um avião monomotor, tendo como meta principal avaliar o desempenho dos subsistemas em condições reais de voo. Também foi testada a inicialização automática do sistema e a coleta de dados de sensores inerciais em alta frequência, sincronizados ao sinal GNSS.
Brasil vai analisar sementes enviadas à Estação Espacial Internacional
Em 1º de agosto, o Brasil enviou sementes de quatro espécies para a Estação Espacial Internacional (ISS) a bordo da Missão NASA Crew-11. O lançamento ocorreu às 12h43 (horário de Brasília) na base do Kennedy Space Center, na Flórida (EUA), na nave Dragon da SpaceX, que também levou a tripulação-11 (Crew-11), no foguete Falcon 9.
AEB assina acordo que permite visitas escolares nas instalações do CLA
Em agosto, a Agência Espacial Brasileira (AEB) assinou um Acordo de Cooperação Técnica com o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), a Prefeitura Municipal de Alcântara e o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), em Alcântara–MA. O objetivo do Acordo foi promover visitas escolares às instalações do Centro, um marco no fortalecimento da relação entre o Programa Espacial Brasileiro (PEB) e a comunidade local.
Em outubro, a Agência Espacial Brasileira (AEB) inicia um processo de participação social para colher contribuições da sociedade à revisão do Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE) 2022-2031. A ação é realizada por meio de formulário eletrônico para envio de sugestões, disponível na Plataforma Brasil Participativo.
Em outubro, a Rede Space Farming Brazil, iniciativa da Agência Espacial Brasileira (AEB), em parceria com a Embrapa, participou da Missão de Astronautas Análoga CARE-1&2 CAAM em uma caverna na Itália, que possui condições semelhantes a ambientes fora da Terra.
1º Simpósio Internacional de Agricultura Espacial é realizado em São José dos Campos
Nos dias 14 a 16 de outubro, a Agência Espacial Brasileira (AEB), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Parque de Inovação Tecnológica de São José dos Campos (PITSJC) realizaram o 1º Simpósio Internacional de Agricultura Espacial (SIAE). A iniciativa faz parte das atividades da Rede Space Farming Brazil.
Brasil e França firmam acordo para desenvolvimento de base de balões estratosféricos em Palmas (TO)
Durante a 7ª Summit for Space Sustainability, a AEB e o CNES assinaram um acordo de cooperação para o desenvolvimento de uma base de lançamento de balões estratosféricos na região de Palmas (TO). A assinatura foi realizada pelo presidente da AEB, Marco Chamon, e pelo CEO interino do CNES, Lionel Suchet, e reforça o compromisso entre os dois países no avanço de tecnologias e pesquisas em ambiente de alta altitude.
Cargas úteis apoiadas pela AEB integram o primeiro lançamento orbital comercial do Brasil
Brasil se prepara para um marco histórico no setor aeroespacial. No dia 22 de dezembro, às 22h (horário de Brasília), esteve previsto o lançamento do foguete sul-coreano HANBIT-Nano, da empresa Innospace, a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão. A missão, denominada Operação Spaceward, é conduzida pela Força Aérea Brasileira (FAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) e representa o primeiro lançamento espacial orbital comercial realizado a partir do território nacional.
Temática Espacial é abordada na COP30 Brasil Amazônia
Em novembro, a Agência Espacial Brasileira (AEB) integrou as atividades da Casa da Ciência do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). A iniciativa do Ministério reúne especialistas nacionais e internacionais para discutir soluções concretas diante dos impactos das mudanças climáticas, com a Amazônia como eixo estruturante.
Brasil e Argentina fortalecem a cooperação espacial no Workshop de Aplicações Conjuntas do SABIA-Mar
De 12 a 14 de novembro, a sede da Comisión Nacional de Actividades Espaciales (CONAE), em Buenos Aires, foi palco do Workshop de Aplicações Conjuntas do SABIA-Mar. O evento reuniu representantes da Agência Espacial Brasileira (AEB), especialistas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e da CONAE, para ser mais um passo na parceria entre Brasil e Argentina para o desenvolvimento de missões espaciais voltadas ao monitoramento ambiental e oceânico.
AEB, ALADA e COMAER selam Acordo histório para impulsionar o Programa Espacial Brasileiro
Em novembro, a Agência Espacial Brasileira (AEB), a Empresa de Projetos Aeroespaciais do Brasil S.A. (ALADA) e o Comando da Aeronáutica (COMAER) deram um passo fundamental em sua trajetória ao assinar um Acordo de Cooperação Técnica (ACT). A cerimônia, realizada na sede do COMAER em Brasília–DF, contou com a presença de notáveis autoridades, incluindo todo o Alto-Comando da Aeronáutica, Oficiais-Generais e representantes de alto escalão da AEB e da própria ALADA, com fomento à relevância estratégica do evento para o futuro espacial do Brasil.
AEB realiza Semana de Integração com novos servidores
A Agência Espacial Brasileira (AEB) promoveu, entre os dias 1º e 5 de dezembro, a Semana de Integração, iniciativa voltada a apresentar aos novos servidores a missão da instituição, suas unidades, projetos estratégicos e a cultura organizacional. A programação marcou a recepção dos profissionais aprovados no último concurso e reforçou os principais pilares do Programa Espacial Brasileiro (PEB).
Agência Espacial Brasileira adota oficialmente a Constelação Catarina
Em dezembro, a Agência Espacial Brasileira (AEB) aprovou, de forma unânime, a adoção oficial da Constelação Catarina. A decisão, tomada durante a sétima reunião ordinária do Procedimento para Seleção e Adoção de Missões Espaciais (ProSAME), consolida o projeto como prioridade nacional e reconhece sua maturidade tecnológica, relevância estratégica e plena viabilidade programática.
NOTA OFICIAL: Operação Spaceward
A Agência Espacial Brasileira (AEB) informa que o lançamento do veículo HANBIT-Nano, da empresa sul-coreana Innospace, realizado a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, transcorreu de forma regular e segura em todas as etapas sob responsabilidade brasileira. Após cerca de 30 segundos de voo, foi observada uma anomalia no veículo lançador, já fora da fase inicial de lançamento, que resultou na perda da missão. A investigação técnica caberá à Força Aérea Brasileira e à Innospace, empresa responsável pelo veículo, conforme os procedimentos internacionais adotados no setor espacial.
Sobre a AEB
A Agência Espacial Brasileira (AEB), órgão central do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (SINDAE), é uma autarquia pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira.
Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.