Notícias
AEB estrutura o Programa QUALIESPAÇO
Agência Espacial Brasileira
A Agência Espacial Brasileira (AEB) publicou, na última quinta (26), a Portaria nº 1.754 que estrutura o Programa de Apoio às Atividades de Normalização e à Qualidade na Área Espacial (QUALIESPAÇO). O objetivo é elevar os padrões técnicos, a segurança e a confiabilidade dos produtos espaciais nacionais, além de impulsionar a competitividade do Brasil no mercado global.
O QUALIESPAÇO visa atuar em múltiplas frentes, incluindo:
- Elaboração de normas técnicas para o setor espacial, em parceria com a ABNT e a ISO;
- Fomento à aplicação de padrões internacionais em projetos desenvolvidos por instituições públicas, privadas e acadêmicas;
- Fortalecimento da qualidade e segurança de satélites, veículos lançadores e outros produtos espaciais brasileiros;
- Capacitação de profissionais ligados ao setor e de instituições vinculadas ao Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (SINDAE);
- Divulgação das capacidades nacionais em fóruns internacionais para atrair investimentos e parcerias.
Executado por um Comitê Técnico composto por servidores da AEB, o Programa será coordenado pela Unidade Regional de São José dos Campos–SP, polo estratégico do setor. A execução prevê parcerias com universidades, empresas e órgãos governamentais, além de ações de capacitação em disciplinas associadas à gestão de projetos e garantia da qualidade.
Com vigência inicial de sete anos, o projeto de implantação do Programa QUALIESPAÇO buscará recursos orçamentários e parcerias público-privadas para consolidar suas ações, incluindo a captação de fundos por meio de fundações de apoio.
Impacto Esperado
A iniciativa é um passo essencial para alinhar o Brasil aos requisitos internacionais do setor, facilitando a inserção de empresas nacionais em cadeias globais de suprimentos e missões espaciais, podendo elevar o patamar de competitividade dos entregáveis do setor em geral. "A gestão dos métodos e processos ligados ao ciclo de vida de produtos espaciais é fundamental para garantir confiabilidade e abrir portas no mercado internacional, que exige altíssima qualidade. Além disso, diversos novos projetos ligados ao setor espacial estão sendo financiados diretamente na iniciativa privada. O Programa QUALIESPAÇO tem a missão de dar suporte a esses desenvolvimentos, sendo um facilitador das interações entre as empresas e as instituições públicas que detém infraestruturas críticas e conhecimento técnico necessários para o desenvolvimento bem-sucedido de sistemas espaciais”, descreveu Mônica Rocha, Coordenadora do Comitê Técnico de execução do Programa.
O QUALIESPAÇO também deve impulsionar o empreendedorismo em tecnologia espacial, com foco tanto no segmento upstream (desenvolvimento de satélites e veículos lançadores) quanto no downstream (aplicações como observação da Terra, monitoramento ambiental e agropecuário, planejamento urbano, entre diversas outras atividades).
A primeira atividade do Programa será executar um diagnóstico do setor, com objetivo de identificar as capacidades espaciais nacionais, em termos de tecnologias, métodos e processos, infraestrutura e recursos humanos. Assim, com base nos entregáveis de curto, médio e longo prazo do Programa Espacial Brasileiro (PEB), planos de atuação serão sugeridos para contribuir com o aperfeiçoamento dos projetos do setor espacial.
Sobre a AEB
A Agência Espacial Brasileira (AEB), órgão central do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (SINDAE), é uma autarquia pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira.
Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.