Notícias
1º Simpósio Internacional de Agricultura Espacial é realizado em São José dos Campos
Diretor de Gestão de Portfólio, Rodrigo Leonardi no Simpósio.
Nos dias 14 a 16 de outubro, a Agência Espacial Brasileira (AEB), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Parque de Inovação Tecnológica de São José dos Campos (PITSJC) realizaram o 1º Simpósio Internacional de Agricultura Espacial (SIAE). A iniciativa faz parte das atividades da Rede Space Farming Brazil.
O evento reuniu especialistas, pesquisadores e instituições para discutir e compartilhar conhecimentos sobre o desenvolvimento de técnicas e tecnologias relacionadas ao tema Space Farming. Por meio de palestras, mesas-redondas e apresentações de trabalhos científicos, o simpósio promove a troca de experiências e fomenta a colaboração entre os diversos atores envolvidos nesse campo emergente.
Durante a abertura, o Presidente da AEB, Marco Antonio Chamon, de forma remota, parabenizou a iniciativa e ressaltou a importância do evento. “Usando a expertise que nós já temos, como grande potência no agronegócio, a gente pode avançar e apresentar com protagonismo para o mundo as pesquisas na Agricultura Espacial. Vamos trabalhar juntos e tornar o Brasil em um Centro Internacional de Agricultura Espacial”, afirmou Chamon.
No primeiro dia, o Diretor de Gestão de Portfólio da AEB, Rodrigo Leonardi, participou do painel “Acordos Artemis e Horizontes da Exploração Espacial” para abordar as contribuições e perspectivas brasileiras no contexto dos Acordos. O painel também teve a palestra magna do Ivair Gontijo, do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, que apresentou os desafios e as oportunidades da exploração espacial.
Nos dias seguintes, a programação contou com painéis temáticos e debates científicos. Entre eles, os desafios e oportunidades do cultivo de plantas no espaço, o efeito do ambiente espacial no desenvolvimento de plantas, geração de variabilidade no espaço e uso de microrganismos em modelos de cultivo no espaço. Pesquisadores brasileiros e estrangeiros como James Green (NASA), Stefania de Pascale (Universidade de Nápoles), Richard Barker (Universidade de Wisconsin) e Pooja Mathur (IAEA) discutiram temas como radiação cósmica, microgravidade, inovação tecnológica e sustentabilidade agrícola fora da Terra.
A programação também incluiu uma sessão de pôsteres científicos e a exibição do filme Perdido em Marte, seguida de uma roda de conversa com o cientista e consultor do filme, James Green. Cerca de 80 alunos de escolas públicas de São José dos Campos–SP participaram e, ao final da sessão, as crianças puderam fazer perguntas para o consultor.
Com a participação ativa da comunidade científica brasileira, o I SIAE contribuiu para impulsionar as pesquisas e inovações necessárias para o cultivo de plantas em ambientes extraterrestres, alinhando-se para a expansão da agricultura espacial previstos no Acordo Artemis.
Sobre a AEB
A Agência Espacial Brasileira (AEB), órgão central do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (SINDAE), é uma autarquia pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira.
Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.