Planejamento Estratégico

O Planejamento Estratégico da AEB é a ferramenta adotada para aprimorar o seu modelo de gestão e possibilitar o cumprimento de suas competências legais, objetivando o desenvolvimento das atividades do setor espacial brasileiro de forma mais eficiente e eficaz.

A metodologia Balanced Scorecard (BSC) foi utilizada para traduzir a visão e as estratégias da autarquia em objetivos sob a forma de três perspectivas: sociedade, processos internos e aprendizado e crescimento.

Os objetivos estratégicos são avaliados por indicadores de desempenho que medem o cumprimento dos objetivos em relação às suas metas. Esse instrumental de aferição tem a finalidade de identificar eventuais desvios que podem prejudicar o alcance do objetivo estratégico, permitindo realizar ações preventivas e/ou corretivas com vistas a conduzir a estratégia da instituição em direção às metas estipuladas.

O cumprimento dos objetivos estratégicos e dos resultados atingidos são analisados nas Reuniões de Avaliação da Estratégia (RAEs) das quais participam a alta administração da Agência e os responsáveis pela execução das ações/projetos estratégicos.

Informações sobre o 1º Ciclo Estratégico da AEB poderão ser encaminhadas para o endereço eletrônico dplan@aeb.gov.br

1º Ciclo 2017-2019

Mapa Estratégico

Plano Estratégico

Resultados

  1. Relatório 2018