Carlos Augusto Teixeira de Moura

Presidente

Telefone(s) +55 (61) 2033-4040 / 2033-4100

E-mail presidente@aeb.gov.br

Graduado em Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica (1980) e Mestre em Ciências (1996), ambos pelo ITA. Experiência em: projetos aeroportuários e de centros de lançamento espacial; desenvolvimento, qualificação e operação de sistemas computadorizados de aplicação crítica; operações de preparação e lançamento espacial no Brasil e no exterior; atividades de elaboração e revisão de políticas públicas e de planejamento tecnológico e organizacional, incluindo cooperações internacionais; implantação e acompanhamento de sistemas de garantia da qualidade; elaboração de normas para o setor aeroespacial; certificação espacial; planejamento estratégico do setor aeroespacial.
Atua no segmento espacial desde 1985, com destaque para: implantação do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA); desenvolvimento do Veículo Lançador de Satélites (VLS); operações de lançamento e rastreio espaciais (CLA); operações de intercomparação de sondas com o Organização Mundial de Meteorologia; desenvolvimento do Plano Diretor para o CEA (Infraero); projeto e implantação do Complexo Terrestre do Cyclone-4; concepção e planejamento de sistemas espaciais no âmbito do Programa Estratégico de Sistemas Espaciais (PESE).
Junto à AEB, atuou em diversas atividades de cooperação, como: estudos prospectivos com organizações internacionais para utilização do CLA; desenvolvimento de regulamentos de segurança espacial; desenvolvimento e implantação de infraestrutura geral do CLA; programas de certificação e licenciamento espacial; e, desde o início do 2017, atua, em conjunto com representantes de outros órgãos, em diversos Grupos Técnicos do Comitê de Desenvolvimento do Programa Espacial Brasileiro (CDPEB).
Desde 2005, é Representante para a América do Sul da International Association for the Advancement of Space Safety.
Trabalhou na iniciativa privada de jan. 1972 a fev. 1973; e de out. 2008 a fev. 2016. Fez carreira na Força Aérea Brasileira, de mar. 1973 a set. 2008, deixando a FAB como Coronel Engenheiro. Atuou novamente na área de Ciência, Tecnologia, Inovação e Offset do Estado-Maior da Aeronáutica, de abr. 2016 a fev. 2018. Desde março de 2018, trabalhava como Analista da Comissão de Coordenação e Implantação de Sistemas Espaciais – CCISE, encarregada do PESE.
Atualmente é presidente da Agência Espacial Brasileira.