Notícias
AEB assina acordo que permite visitas escolares nas instalações do CLA
Assinatura do ACT. Créditos: CLA.
Nesta terça (12), a Agência Espacial Brasileira (AEB) assinou um Acordo de Cooperação Técnica com o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), a Prefeitura Municipal de Alcântara e o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), em Alcântara–MA.
O objetivo do Acordo é promover visitas escolares às instalações do Centro, um marco no fortalecimento da relação entre o Programa Espacial Brasileiro (PEB) e a comunidade local. A iniciativa integra as ações do Programa de Desenvolvimento Integrado do Centro Espacial de Alcântara (PDI-CEA), que busca unir desenvolvimento social, oportunidades educacionais e o avanço das atividades espaciais no Brasil.
“O acordo vai permitir que as crianças de Alcântara visitem o CLA e entendam como o Programa Espacial Brasileiro se desenvolve em sua cidade. Espero que esse processo gere no Alcantarense um sentimento de participação no programa e de aproximação com o CLA. O setor espacial no Brasil não vai se desenvolver sem o correspondente desenvolvimento das comunidades no seu entorno. Esse acordo é um passo importante nessa direção”, afirma o Presidente da AEB, Marco Antonio Chamon.
Durante a cerimônia, os participantes puderam acompanhar uma demonstração do tour que será oferecido às escolas, o que permite que crianças e jovens conheçam de perto as instalações, compreendam a importância estratégica do setor espacial e despertem o interesse pelas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM).
Sobre a AEB
A Agência Espacial Brasileira (AEB), órgão central do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (SINDAE), é uma autarquia pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira.
Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.
