Notícias
AEB e Finep promovem Workshop de Projetos do Setor Espacial
Divulgação AEB
Nesta quarta-feira (9), a Agência Espacial Brasileira (AEB), em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), realizou o Workshop de Projetos do Setor Espacial, com o objetivo de discutir os avanços, desafios e perspectivas dos projetos financiados pela Finep no âmbito do Programa Espacial Brasileiro. O evento ocorreu no Parque de Inovação Tecnológica (PIT), em São José dos Campos–SP, cidade reconhecida por sua relevância no ecossistema aeroespacial nacional e pela proximidade com instituições-chave do setor.
O workshop teve como propósito apresentar os avanços e discutir os desafios técnicos e jurídicos dos projetos selecionados pela Finep para impulsionar o setor espacial. Entre as iniciativas em destaque estão:
● SatVHR – Satélite de pequeno porte para observação da Terra com altíssima resolução, desenvolvido em um arranjo industrial liderado pela Visiona Tecnologia Espacial;
● VLM-AT – Projeto de Autonomia Tecnológica para o Veículo Lançador de Microssatélites (VLM), coordenado pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE);
● ML-BR – Veículo lançador de satélites de pequeno porte, desenvolvido em um arranjo industrial liderado pela empresa CENIC;
● VLN-AKR – Veículo lançador de satélites de pequeno porte, desenvolvido em um arranjo industrial liderado pela empresa Akaer;
● RATO-14X – Veículo acelerador baseado em motor-foguete, destinado a colocar a aeronave scramjet 14-X da Força Aérea Brasileira em sua janela de operação, na alta atmosfera e em velocidades hipersônicas, em desenvolvimento pela empresa Mac Jee;
● Foguete de Treinamento a Propelente Líquido – em desenvolvimento pela empresa DeltaV;
● SelenITA – Microssatélite para uma missão científica na Lua, no marco dos Acordos Artemis, em desenvolvimento pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).
Durante o encontro foram também conduzidas reflexões sobre os aspectos jurídicos envolvidos na execução dos projetos, com apoio da Procuradoria Federal junto à AEB, e sobre a disponibilidade das infraestruturas de desenvolvimento e testes existentes nas instituições de governo. A abordagem integrada entre os diferentes atores do setor tem papel fundamental para garantir maior segurança jurídica, alinhamento institucional e viabilidade das iniciativas em desenvolvimento.
“A AEB e a Finep mantêm um acordo de cooperação técnica visando o desenvolvimento de atividades conjuntas necessárias à operacionalização das Seleções Públicas de Subvenção Econômica à Inovação. Nesse sentido, o Workshop de Projetos do Setor Espacial, que organizamos conjuntamente no PIT, foi uma ocasião importante para acompanharmos a execução dos diversos projetos em andamento no setor espacial nacional que contam com o apoio da Finep. Foi um evento produtivo para alinhar expectativas, cronogramas e identificar gargalos que precisam ser superados”, afirmou Rodrigo Leonardi, diretor de Gestão de Portfólio da Agência Espacial Brasileira.
O workshop representou um importante passo na articulação entre governo, indústria e academia, reforçando o compromisso do Brasil com o avanço tecnológico e a consolidação de sua autonomia no setor espacial. Ao promover o diálogo entre os principais agentes da área, a AEB e a Finep buscam não apenas superar os desafios existentes, mas também criar um ambiente favorável à inovação, à cooperação e ao fortalecimento da soberania nacional no domínio aeroespacial.
O evento contou com a participação e as contribuições do presidente da AEB, Marco Chamon, e do diretor de Inovação da Finep, Elias Ramos. Ademais, estiveram presentes e contribuíram para o debate representantes de órgãos governamentais, instituições de pesquisa e empresas que compõem a base do setor espacial brasileiro, como o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), a Comissão de Coordenação e Implantação de Sistemas Espaciais (CCISE), o Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), a Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil (AIAB), o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Sindicato Nacional das Indústrias de Materiais de Defesa (SIMDE), além de empresas privadas e outros atores estratégicos.
Sobre a AEB
A Agência Espacial Brasileira (AEB), órgão central do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (SINDAE), é uma autarquia pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira.
Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.
