Notícias
Space Industry in Brazil reúne especialistas para debater inovação e sustentabilidade no setor espacial
Divulgação AEB
Nos dias 1º a 3 de abril, a Agência Espacial Brasileira (AEB), com assistência técnica do Escritório das Nações Unidas para assuntos do Espaço Exterior (UNOOSA), promoveu o evento Space Industry in Brazil, no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), em São Paulo. A programação contou com painéis que reuniram representantes da indústria espacial nacional e internacional para discutir os desafios e oportunidades do setor.
Durante os debates, foram abordadas estratégias para fortalecer o ecossistema espacial brasileiro, o papel das políticas públicas e o uso de tecnologias espaciais em áreas como agricultura, sustentabilidade, defesa e economia. Os participantes destacaram o potencial do Brasil para liderar o setor espacial na América do Sul, a importância do acesso a dados satelitais e a necessidade de ampliar o financiamento e a participação de empresas de diferentes segmentos.
As discussões também evidenciaram a importância de articulações internacionais e soluções baseadas em dados espaciais para apoiar ações socioambientais. Também foram apresentados casos de uso de tecnologias espaciais aplicadas à agricultura, como o monitoramento de cultivos, e ao aproveitamento sustentável de recursos naturais, além das oportunidades de financiamento para empresas do setor.
No último dia, o foco esteve na nova economia espacial e no desenvolvimento de soluções para tornar o setor mais acessível e eficiente. Foram discutidas estratégias para ampliar a presença de empresas não tradicionais no espaço, a construção de infraestrutura orbital independente, como estações espaciais privadas, e iniciativas voltadas à agricultura espacial. As sessões também abordaram a criação e expansão de negócios no mercado global, com destaque para experiências bem-sucedidas de internacionalização e inovação tecnológica.
O evento ainda apresentou cases internacionais de sucesso, tendências do mercado global e projetos voltados à inovação, como a agricultura no espaço e o uso de satélites para monitoramento ambiental e de recursos naturais. A AEB reforçou o papel do Brasil como um importante articulador de iniciativas para o fortalecimento da indústria espacial global, com ênfase na inovação, sustentabilidade e inclusão de novos atores no ecossistema.
Saiba mais sobre o evento:
AEB promove Workshop de Indústria Espacial em São Paulo
Acesse o site oficial e veja a programação completa.
Sobre a AEB
A Agência Espacial Brasileira (AEB), órgão central do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (SINDAE), é uma autarquia pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira.
Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.
