Secretaria Executiva (SE)

Secretaria Executiva

A Secretaria Executiva (SE) auxilia o Ministério da Saúde na supervisão e coordenação das atividades das demais secretarias do Ministério da Saúde (MS) e suas entidades vinculadas. No âmbito do Ministério da Saúde, ela supervisiona e coordena as atividades relacionadas aos sistemas federais de planejamento e orçamento; de organização e modernização administrativa; de contabilidade; de administração financeira e de recursos humanos; de informação e informática; e de serviços gerais.

Além disso, a Secretaria Executiva também assessora o Ministério da Saúde na formulação de estratégias de colaboração com organismos internacionais e supervisiona e coordena as atividades relativas aos sistemas internos de gestão e aos sistemas de informação relativos às atividades finalísticas do Sistema Único de Saúde (SUS).

PNS
Plano Nacional de Saúde

É o instrumento norteador do planejamento do SUS, onde são explicitadas as políticas e os compromissos de médio prazo do setor saúde.
PAS
Programação Anual de Saúde
Este instrumento operacionaliza e anualiza as intenções expressas no PNS. Além da PAS 2018 vigente estão listadas as anteriores, desde 2012.
ATA
Agilidade e Redução de Custos
A adesão a uma Ata de Registro de Preços do MS possibilita que gestores e dirigentes adquiram insumos com rapidez, transparência e menor custo.

Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica

Para qualificar a gestão da Assistência Farmacêutica nas três esferas do SUS, e contribuir para a ampliação do acesso aos medicamentos e da atenção à saúde prestada à população, o Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde (DAF/SCTIE/MS) desenvolveu o HÓRUS - Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica. Esse sistema foi inicialmente estabelecido por meio da parceria estabelecida em 2009 entre DAF/SCTIE, a Secretaria Municipal de Saúde de Recife (SMS/PE), a empresa Pública de Informática de Recife (Emprel), o Departamento de Informática do SUS (DATASUS/SE), o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS).

No entanto, a capacidade de processamento de informações, o banco de dados e as aplicações do Hórus atingiram níveis críticos de utilização, acarretando queda na performance, tornando-se necessário desenvolver uma nova solução tecnológica para atender às necessidades da Assistência Farmacêutica nacional.

Acesse os Módulos

Serviços

Adesão/Troca de Gestor
Gestor, saiba como aderir ao Hórus e utilizar o sistemas em suas unidades de saúde
Qualificação de Profissionais da Assistência Farmacêutica e Capacitação para o Hórus
Baixe os documentos e conheça as principais regras e os passos para utilização das funcionalidades do sistema

Acesse as informações sobre o envio de dados para a Base Nacional de Dados de Ações e Serviços da Assistência Farmacêutica do SUS.
Acesse o Sistema de Suporte à Decisão (SSD) para consulta aos dados enviados à Base Nacional.
Quer saber quem está utilizando o HÓRUS pelo Brasil? Veja o mapa de utilização do sistema.
Teleatendente: de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 18h. Fora desses horários, o atendimento é eletrônico, com informações gravadas. Sobre o Sistema Hórus, escolher a opção 8