Notícias
INTERNACIONAL
Secretária de Assuntos Internacionais e Desenvolvimento participa do Lançamento do Relatório Amazônia: Uma Jornada rumo à Resiliência e à Prosperidade
A Secretária de Assuntos Internacionais e Desenvolvimento do Ministério do Planejamento e Orçamento (Seaid/MPO), Viviane Vecchi, participou, nesta terça-feira (03/02), na sede do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em Washington, EUA, do evento de lançamento do relatório “Amazônia: Uma Jornada rumo à Resiliência e à Prosperidade”. O relatório analisa os principais desafios e oportunidades para o avanço de um desenvolvimento sustentável, inclusivo e resiliente na região amazônica, e tem como objetivo contribuir para o diálogo sobre políticas públicas e agendas de reforma nos países amazônicos.
Durante o evento, a secretária integrou um painel de alto nível ao lado da ministra da Economia e Finanças do Equador, Sariha Belén Moya Angulo, Diretor-Presidente (CEO) da Natura, Fabio Barbosa, e do professor da Prática de Economia Ambiental da Universidade Duke, Jeff Vincent. Na ocasião, apresentou as perspectivas do Brasil, com destaque para o papel das políticas públicas e do financiamento externo para a promoção do desenvolvimento sustentável da região, alertando para as reformas necessárias para o avanço dessa agenda na Amazônia.
Ao ser questionada sobre as prioridades do governo brasileiro para a região, Viviane Vecchi destacou que "sustentabilidade e desenvolvimento são indissociáveis, ressaltando que não há desenvolvimento sem sustentabilidade e que o desenvolvimento sustentável não pode prescindir do elemento humano". Vecchi ressaltou a importância dos investimentos em infraestrutura sustentável e resiliente nas cidades amazônicas, que concentram cerca de 70% da população da região.
A Secretária enfatizou ainda a liderança do Brasil na agenda global de sustentabilidade, evidenciada por iniciativas como:
- A realização da COP 30 na Amazônia, em 2025;
- O lançamento do Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF), um modelo inovador de financiamento climático que utiliza parte dos rendimentos de investimentos para recompensar países que mantêm suas florestas tropicais preservadas;
- A centralidade do tema climático e ambiental nas agendas do G20 e do BRICS durante as presidências brasileiras, em 2024 e 2025;
- A realização da Reunião Anual do CDB em Brasília, no ano passado, com foco na agenda climática.
Por fim, a Secretária ressaltou a parceria estratégica entre o Brasil e o BID para o avanço do desenvolvimento sustentável na região amazônica. Entre os destaques, mencionou o instrumento do Programa Amazônia Sempre para Cidades e Infraestrutura Resiliente, lançado durante a COP 30, e o projeto de garantia do BID para a Parceria Público-Privada (PPP) de reflorestamento da floresta amazônica no Estado do Pará, na Área de Proteção Ambiental de Triunfo do Xingu. O projeto envolverá uma garantia de US$ 15 milhões e representa a primeira garantia aprovada por um banco multilateral de desenvolvimento para esse fim, além de ser a primeira iniciativa desse tipo no Brasil.
Sobre o relatório
“Amazônia: Uma Jornada rumo à Resiliência e à Prosperidade” examina caminhos para o desenvolvimento sustentável da região amazônica, destacando como os países podem promover oportunidades econômicas ao mesmo tempo em que preservam os ecossistemas e fortalecem as comunidades locais. O documento apresenta a Amazônia como um bem público global e oferece subsídios relevantes para políticas públicas nas áreas de produtividade, inclusão, sustentabilidade ambiental e cooperação regional, com base em evidências comparadas entre países e na experiência setorial.