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Perguntas Frequentes

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Publicado em 07/05/2025 19h53 Atualizado em 07/05/2025 20h03
  • A Secretaria de Assuntos Internacionais e Desenvolvimento
    • Quais são as principais atribuições da Secretaria de Assuntos Internacionais e Desenvolvimento (SEAID)?

      A Secretaria de Assuntos Internacionais e Desenvolvimento (SEAID) do Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO) atua como eixo de conexão entre as políticas de desenvolvimento do Brasil e sua atuação em Bancos Multilaterais de Desenvolvimento (BMDs) e foros internacionais relativos a temas econômicos, financeiros e de desenvolvimento.

      Na condição de membro ou acionista de um BMD, a atuação da SEAID é fundamental no sentido de orientar os recursos e ações dessas instituições financeiras internacionais para o atendimento às necessidades do país, no financiamento a projetos de infraestrutura ou a projetos com o setor privado focados na inovação e no desenvolvimento tecnológico e no fomento à transição para uma economia sustentável e de baixo carbono, além de iniciativas de apoio a pequenas empresas e ao empreendedorismo feminino, entre outras.

      Na qualidade de mutuário, a SEAID assegura que os projetos com garantia da União a serem financiados estejam alinhados com a estratégia de desenvolvimento estabelecida pelo Governo Federal em conjunto com diferentes atores políticos (Estados, Municípios e Congresso Nacional) e com os setores da sociedade envolvidos.

      A SEAID também é responsável pela gestão e pagamento das contribuições a organismos internacionais dos quais o Brasil participa e das suas integralizações de cotas em bancos internacionais e recomposições a fundos internacionais. Essa centralização é fundamental para garantir que os pagamentos a organismos internacionais estejam alinhados à política externa brasileira, assegurando que os recursos sejam destinados conforme prioridades e compromissos do governo federal, de forma eficiente, segura e transparente com atenção à legislação financeira.

      As competências da Secretaria de Assuntos Internacionais e Desenvolvimento e de suas Diretorias estão elencadas no Artigo 28 do Decreto nº 11.353, de 2023 (alterado pelo Decreto nº 11.398, de 2023).

    • Como a Secretaria de Assuntos Internacionais e Desenvolvimento (SEAID) atua junto aos Bancos Multilaterais de Desenvolvimento (BMDs)?

      Os Bancos Multilaterais de Desenvolvimento (BMDs) são instituições financeiras públicas, fundadas e mantidas com contribuições dos países membros (dentre outras fontes de recursos, como captações junto ao mercado financeiro, doações, etc). Sua função básica é financiar projetos que contribuam para o desenvolvimento econômico-social dos países que são clientes. Existem no mundo cerca de trinta BMDs, sendo alguns de atuação regionalizada e outros de atuação global. Dentre as BMDs cujo relacionamento institucional é coordenado pela Secretaria de Assuntos Internacionais e Desenvolvimento (SEAID) estão: o Grupo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID); o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF); o Fundo Financeiro para Desenvolvimento da Bacia do Prata (FONPLATA); o Grupo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD); o Banco de Desenvolvimento do Caribe (BDC); e outros organismos financeiros regionais de desenvolvimento em que o Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO) seja o órgão de enlace.

      Mais informações sobre os Bancos Multilaterais de Desenvolvimento cujo relacionamento institucional é coordenado pela Secretaria de Assuntos Internacionais e Desenvolvimento estão disponíveis na página: https://www.gov.br/planejamento/pt-br/assuntos/assuntos-internacionais-e-desenvolvimento/bancos-multilaterias-de-desenvolvimento

      A SEAID é o eixo de conexão entre as políticas de desenvolvimento do Brasil e sua atuação em Bancos Multilaterais de Desenvolvimento (BMDs) e foros internacionais relativos a temas econômicos, financeiros e de desenvolvimento. Na condição de membro ou acionista, a SEAID atua, seguindo as Diretrizes para atuação do Brasil em Bancos Multilaterais de Desenvolvimento de escopo regional, no sentido de orientar os recursos e ações desses organismos para o atendimento às necessidades do país, no financiamento a projetos de infraestrutura ou a projetos com o setor privado focados na inovação e no desenvolvimento tecnológico e no fomento à transição para uma economia sustentável e de baixo carbono, além de iniciativas de apoio a pequenas empresas e ao empreendedorismo feminino, entre outras.

      Os princípios orientadores e as diretrizes estratégicas para a atuação do Brasil do Brasil em Bancos Multilaterais de Desenvolvimento de escopo regional foram estabelecidos pela Portaria GM/MPO nº 443, de 06 de dezembro de 2024.

      Na qualidade de mutuário, a SEAID assegura que os projetos com garantia da União a serem financiados (analisados tecnicamente pela SEAID e aprovados pela Comissão de Financiamentos Externos (COFIEX), instância governamental coordenada pelo MPO) estejam alinhados com a estratégia de desenvolvimento estabelecida pelo Governo Federal em conjunto com diferentes atores políticos (Estados, Municípios e Congresso Nacional) e com os setores da sociedade envolvidos.

      Para acessar as publicações da Secretaria de Assuntos Internacionais e Desenvolvimento (SEAID), acesse a página: https://www.gov.br/planejamento/pt-br/assuntos/assuntos-internacionais-e-desenvolvimento/publicacoes

      Para encontrar todas as notícias da Secretaria de Assuntos Internacionais e Desenvolvimento (SEAID), acesse a página: https://www.gov.br/planejamento/pt-br/assuntos/assuntos-internacionais-e-desenvolvimento/todas-as-noticias-da-seaid

  • Financiamento Externo
    • Qual é a atuação da Secretaria de Assuntos Internacionais e Desenvolvimento (SEAID) em relação às linhas de financiamento junto às instituições de desenvolvimento multilaterais?

      A Secretaria de Assuntos Internacionais e Desenvolvimento (SEAID) atua em estreita parceria com Estados, Municípios e instituições financeiras de desenvolvimento para reformular as regras para submissão e análise dos projetos, aumentando sua transparência, reduzindo trâmites burocráticos e viabilizando maior acesso às linhas de financiamento disponibilizadas por entidades como o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e Fundo Financeiro para Desenvolvimento da Bacia do Prata (FONPLATA).

      No âmbito do esforço de reformulação e modernização das regras, estão sendo priorizados critérios relacionados à transição energética, economia de baixo carbono, fomento à inovação, equidade de gênero e valorização da diversidade. Projetos adequados e alinhados à nova estratégia de desenvolvimento do Brasil significam mais recursos para Estados e Municípios, maior investimento, melhoria da infraestrutura física e social, promoção do desenvolvimento regional e da redução das desigualdades regionais e da pobreza, e, consequentemente, mais emprego e renda para brasileiros.

    • Quem faz a análise de projetos de desenvolvimento com financiamento externo?

      O Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO) é responsável pela Comissão de Financiamentos Externos (COFIEX), que analisa todos os projetos de financiamento de bancos de desenvolvimento multilaterais junto ao poder público no Brasil e a Secretaria de Assuntos Internacionais e Desenvolvimento (SEAID) atua como sua Secretaria Executiva.

      A COFIEX possui uma carteira ativa com projetos em diferentes frentes, como infraestrutura, mobilidade urbana, saneamento, sustentabilidade ambiental, saúde, educação, habitação, agricultura familiar, redução da pobreza e combate à fome, sustentabilidade fiscal, modernização do Estado, melhoria da gestão pública, entre outros.  Os entes subnacionais (Estados e Municípios), principais demandantes desse tipo de recurso, não podem contratar diretamente recursos externos, necessitando da garantia soberana da União. Por isso, a SEAID exerce um papel estratégico na política de desenvolvimento do País.

    • O que á a Comissão de Financiamentos Externos (COFIEX)?

      A Comissão de Financiamentos Externos (COFIEX) é composta por diferentes órgãos da esfera federal (Ministério do Planejamento e Orçamento, Ministério da Fazenda e Ministério de Relações Exteriores) e sua Secretaria Executiva é exercida pela Secretaria de Assuntos Internacionais e Desenvolvimento (SEAID). A finalidade da Comissão é avaliar programas/projetos do setor público, cuja matriz de financiamento possua recursos externos oriundos de Organismos Financeiros Internacionais ou Agências Governamentais Estrangeiras, como, por exemplo, Banco Mundial (BIRD) e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Suas competências e composição estão dispostas no Decreto nº 9.075, de 06 de junho de 2017 (alterado pelo Decreto nº 11.448, de 21 de março 2023).

    • Onde posso encontrar informações mais detalhadas relativas ao funcionamento da Comissão de Financiamentos Externos (COFIEX)?

      Na página https://www.gov.br/planejamento/pt-br/assuntos/assuntos-internacionais-e-desenvolvimento/cofiex, podem ser encontradas diversas informações detalhadas relativas ao funcionamento da Comissão de Financiamentos Externos (COFIEX), dentre elas o Calendário das Reuniões, a Legislação Correlata, os Projetos em execução, além do link para o Portal de Financiamento Externo (PFE).

    • O que o Portal de Financiamento Externos?

      O Portal de Financiamento Externo (PFE) é o instrumento administrativo eletrônico que integra as atividades de registro, exame, autorização e acompanhamento de pleitos de preparação de projetos ou programas do setor público com apoio de natureza financeira de fontes externas, mediante fluxo único e computadorizado de informações.

      Instituído pela Resolução Normativa nº 1, de 22 de novembro de 2024, e abrangendo as esferas federal, estadual, distrital e municipal, o PFE promove a centralização, a padronização e a digitalização das informações necessárias à deliberação pela Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex), assegurando economicidade, eficiência e transparência na análise e tramitação dos pleitos.

      A Secretaria de Assuntos Internacionais e Desenvolvimento (Seaid) do Ministério do Planejamento e Orçamento é responsável pela administração e manutenção do PFE e pela edição de normas complementares a respeito. O Portal de Financiamento Externo (PFE) pode ser acessado pela página: https://pfe.sistema.gov.br/

    • Quais são as regras para submissão e análise dos projetos de desenvolvimento com financiamento externo?

      As regras para submissão e análise dos projetos pela Comissão de Financiamentos Externos (COFIEX) estão dispostas na Resolução Normativa nº 1, de 22 de novembro de 2024.

    • Quais critérios serão priorizados para a análise dos projetos de desenvolvimento com financiamento externo?

      Na análise dos projetos pela Comissão de Financiamentos Externos (COFIEX) serão priorizados critérios relacionados à transição energética, economia de baixo carbono, fomento à inovação, equidade de gênero, valorização da diversidade e os objetivos estratégicos consignados no Plano Plurianual 2024-2027. Projetos adequados e alinhados à nova estratégia de desenvolvimento do Brasil significam mais recursos para Estados e Municípios, maior investimento, melhoria da infraestrutura física e social, promoção do desenvolvimento regional e da redução das desigualdades regionais e da pobreza, e, consequentemente, mais emprego e renda para brasileiros.

  • Pagamentos a Organismos Internacionais
    • Quem realiza os pagamentos a Organismos Internacionais dos quais o Brasil faz parte?

      A Secretaria de Assuntos Internacionais e Desenvolvimento (SEAID) é responsável pelos pagamentos de contribuições regulares para os Organismos Internacionais de Direito Público Internacional, além de integralizações de cotas a bancos internacionais e de recomposição a fundos internacionais. Em 2023, o Brasil regularizou seus pagamentos a esses organismos e, em 2024, recuperou plenamente a relevância que naturalmente ocupa na arena internacional, além de viabilizar a retomada da execução de projetos financiados por fundos multilaterais no país. Para 2025, o objetivo é consolidar e ampliar esses avanços.

    • A quantas instituições internacionais a Secretaria de Assuntos Internacionais e Desenvolvimento (SEAID) faz pagamentos? E quais são os principais?

      Atualmente, o Brasil paga cerca de120 instituições internacionais (organismos, bancos e fundos internacionais). Dentre os principais estão ONU, OMS, OIT, UNESCO, TPI, FAO, OMC, OEA, Secretaria do Mercosul, o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), Fundo Financeiro para Desenvolvimento da Bacia do Prata (FONPLATA), dentre outros.

  • Integração Econômica
    • Qual a atuação da Secretaria de Assuntos Internacionais e Desenvolvimento (SEAID) nos mecanismos e foros regionais e multilaterais de desenvolvimento?

      A Secretaria de Assuntos Internacionais e Desenvolvimento (SEAID) é responsável por coordenar a participação do Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO) em mecanismos e foros regionais e multilaterais de desenvolvimento, como a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o G20 e o MERCOSUL.

      Ao se aproximar da OCDE, por exemplo, busca-se promover boas práticas em políticas públicas, impulsionar a melhoria do ambiente de negócios, fomentar a concorrência e a inovação, implementar políticas públicas com base em evidências e com foco na redução da pobreza e da desigualdade, o que também contribui para ampliar o papel de liderança do Brasil junto aos países em desenvolvimento na promoção de regras, princípios e políticas públicas.

      No caso do Mercosul, além de acompanhar temas relacionados a cooperação, financiamento externo, desenvolvimento sustentável e promoção do desenvolvimento em negociações de acordos comerciais com terceiros países e blocos de países, bem como temas econômicos e financeiros internos do bloco, a SEAID também exerce a função de Unidade Técnica Nacional do Fundo para a Convergência Estrutural do Mercosul (FOCEM), mecanismo estratégico para o financiamento de projetos que visam a reduzir as assimetrias entre os países-membros do Mercosul.

    • Qual é o papel da Secretaria de Assuntos Internacionais e Desenvolvimento (SEAID) na formulação da política de comércio exterior e investimentos no âmbito da Câmara de Comércio Exterior (CAMEX)?

      O Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO), por meio da Secretaria de Assuntos Internacionais e Desenvolvimento (SEAID), participa ativamente da formulação de políticas relativas ao comércio exterior e aos investimentos, ao financiamento e apoio oficial às exportações e ao desenvolvimento sustentável no âmbito da Câmara de Comércio Exterior (CAMEX).

      A CAMEX é o órgão colegiado do Governo Federal responsável pela formulação, adoção, implementação e coordenação de políticas e de atividades relativas ao comércio exterior de bens e serviços, aos investimentos estrangeiros diretos, aos investimentos brasileiros no exterior e ao financiamento às exportações, com vistas a promover o aumento da produtividade da economia brasileira e da competitividade internacional do país. O órgão é composto pela Casa Civil da Presidência da República e pelos Ministérios do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), da Fazenda (MF), do Planejamento e Orçamento (MPO), das Relações Exteriores (MRE), da Agricultura e Pecuária (MAPA), da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), da Defesa (MD), de Minas e Energia (MME) e do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA).

      Em sua atuação, a SEAID defende o estabelecimento de diretrizes estratégicas para uma nova política de comércio exterior e investimentos, a qual deve ser um dos pilares do processo de neoindustrialização do país, com base em inovação, intensidade tecnológica, transição energética, economia de baixo carbono, promoção da concorrência e previsibilidade regulatória.

      Além disso, a SEAID considera de extrema relevância a celebração de acordos comerciais com parceiros estratégicos, por meio do Mercosul; a assinatura e entrada em vigor de acordos comerciais já negociados; o aprofundamento das iniciativas de desburocratização do comércio exterior – com foco na redução de prazos e custos operacionais de exportação e importação; o estímulo à atração de investimentos; a ampliação do acesso de bens e serviços brasileiros aos mercados externos; o acesso da indústria nacional a insumos importados ao menor custo possível, eliminando barreiras desnecessárias que elevam os custos de produção, reduzem a concorrência no mercado interno e comprometem a produtividade e competitividade da economia brasileira; e o maior acesso dos consumidores brasileiras a produtos e serviços mais baratos e de maior qualidade.

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