Notícias
FINANCIAMENTO EXTERNO
Projeto do Governo da Paraíba vence o 1º Prêmio Seaid Antônio Sabino: Iniciativas Transformadoras para a Sustentabilidade Ambiental e Climática
A Secretaria de Assuntos Internacionais e Desenvolvimento (Seaid) do Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO) realizou nesta quarta-feira (4/2) a cerimônia de entrega do 1º Prêmio Seaid Antônio Sabino: Iniciativas Transformadoras para a Sustentabilidade Ambiental e Climática. O objetivo da premiação é reconhecer iniciativas de excelência em projetos que utilizam financiamento externo. Projeto do Governo da Paraíba, com a iniciativa "Ações de Segurança Hídrica e Suporte à Produção", financiado pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) da ONU, foi o vencedor desta edição.
O servidor público federal que dá nome ao prêmio, Antônio Sabino, recebeu durante o evento uma homenagem especial das mãos da secretária da Seaid, Viviane Vecchi, e agradeceu a equipe pela escolha do seu nome “É muito nervosismo e emoção nesta homenagem. Hoje ao ver meu nome associado a esse Prêmio que celebra iniciativas transformadoras sinto que isso não se reflete apenas em uma trajetória, mas na força de um trabalho que busca fazer a diferença na vida das pessoas e no futuro do país. Essa conquista não é só minha, ela é coletiva. A Seaid sempre foi e sempre será parte essencial da minha história”, apontou Sabino.
O secretário Executivo substituto do MPO, Márcio Albuquerque, ressaltou o papel do prêmio como forma de incentivo a instituição de soluções inovadoras nos projetos "Essas iniciativas foram avaliadas pela eficácia, efetividade e, principalmente, pela sua replicabilidade nos estados e municípios” e destacou ainda “a dedicação e o espírito público” do servidor do MPO Antônio Sabino.
Durante a cerimônia, a secretária da Seaid, Viviane Vecchi, falou sobre a ideia por trás da premiação “O Prêmio Antônio Sabino nasce com o objetivo de reconhecer iniciativas. Todas as iniciativas que foram finalistas vão trazer problemas e os grandes desafios das cidades e dos entes subnacionais do Brasil, as grandes cidades que enfrentam eventos climáticos extremos, os estados que buscam alinhar desenvolvimento, com inclusão social e desenvolvimento sustentável”, apontou Vecchi.
E acrescentou “O que a gente quer é que esses projetos que foram tão exitosos sejam multiplicados para que a gente tenha mais escala e mais impacto. Assim como o Sabino é uma referência para nós da Seaid, a gente quer, com o prêmio, é que os projetos premiados sejam para todo o Brasil uma referência de projetos com impacto e que possam ser replicados para melhorar a qualidade de vida da população”, finalizou a secretária.
Premiados
A inciativa "Ações de Segurança Hídrica e Suporte à Produção", integrante do Projeto do Governo da Paraíba de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú (Procase), financiado pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) da ONU foi o vencedor desta edição.
A iniciativa enfrentou os baixos índices de desenvolvimento rural no semiárido paraibano, agravados por estiagens recorrentes e degradação do solo, alcançando 56 municípios e beneficiando cerca de 5,5 mil famílias. Por meio de ações integradas de segurança hídrica e produtiva, adotou tecnologias sociais para captação, armazenamento e uso racional da água, implantando dessalinizadores e áreas irrigadas; e implantou sistemas agroflorestais e de integração lavoura–pecuária–floresta em larga escala. O projeto se destacou ao adotar um modelo de dessalinizador que reduziu em 80% a área necessária e em 40% os custos, e ao utilizar irrigação com energia renovável, combinando fontes solar e eólica.
Em segundo lugar, o Programa Reflorestar, iniciativa integrante do Programa de Gestão Integrada das Águas e Paisagens do Espírito Santo, financiado pelo Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), e executado pelo Estado do Espírito Santo. A iniciativa atuou nas bacias de importantes rios atendidos pelo Programa Águas e Paisagem, beneficiando cerca de 1,8 milhão de habitantes em 21 municípios dependentes dessas águas.
Enfrentou desafios como desmatamento, erosão e uso inadequado do solo, que ameaçam a segurança hídrica, por meio do Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) aliado à Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER).
O programa promoveu a restauração de áreas prioritárias, reduziu a erosão, fortaleceu a gestão de bacias e valorizou o produtor rural como provedor de serviços ambientais. A iniciativa se destacou ainda pelo mapeamento detalhado do território, identificando solos e áreas em regeneração.
O terceiro lugar foi para o programa Território e Cultura Alimentar no Ceará, iniciativa Integrante do Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável – Projeto São José III - 2ª Fase, financiado pelo Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), executado pelo Estado do Ceará. A iniciativa atuou em quatro territórios indígenas no Ceará, beneficiando diretamente seus moradores.
Para enfrentar a perda dos saberes tradicionais ligados à cultura alimentar, o projeto realizou o Inventário Participativo da Cultura Alimentar, registrando e valorizando conhecimentos locais e fortalecendo a identidade cultural.
Destacou-se por integrar saberes — educação patrimonial, cultura alimentar, sociobiodiversidade e comunicação popular — para preservar o Sistema Agrícola Tradicional, que combina práticas alimentares, manejo da Caatinga, espiritualidades e técnicas agrícolas em um sistema único e interdependente. O protagonismo indígena e comunitário foi central, com crianças, jovens, mestres da cultura, anciãos e escolas indígenas atuando ativamente na pesquisa.
Receberam Menção Honrosa os projetos:
-
Programa Sanear Santo André
Município de Santo André - SP
Predição de Alagamentos com Uso de Inteligência Artificial
CAF – banco de desenvolvimento da América Latina e Caribe
-
Infraestrutura Verde e Mobilidade Sustentável da Linha Internacional
Município de Ponta Porã - MS
Programa de Desenvolvimento da Faixa de Fronteira na Cidade de Ponta Porã/MS – Fronteira do Futuro
Fonplata – Banco de Desenvolvimento
-
Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo em Salvador
Município de Salvador - BA
Requalificação urbano ambiental da orla marítima
Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID
Conheça Antônio Sabino
Antônio Sabino da Costa Filho é natural de Mossoró-RN. Servidor público desde 1982, sua trajetória profissional é marcada por dedicação, espírito público e compromisso permanente com o interesse coletivo. Com 38 anos de experiência no desenvolvimento de sistemas de tecnologia da informação (TI) voltados à gestão eletrônica de documentos e processos de financiamento externo para projetos do setor público, Antônio Sabino consolidou-se como servidor de referência. Sua atuação tem contribuído significativamente para o fortalecimento do trabalho realizado pela Secretaria de Assuntos Internacionais e Desenvolvimento (Seaid) e impactado positivamente nossos parceiros institucionais.
Saiba mais sobre os projetos finalistas aqui
Veja o álbum de fotos do evento



