Notícias
ARTICULAÇÃO INSTITUCIONAL
MPO lança Memorial Institucional da SEAI e consolida memória estratégica da articulação governamental

- Lançamento do Memorial Institucional. Foto: Gabriela Pires
O Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO) lançou nesta terça-feira (10/2) o Memorial Institucional da Secretaria de Articulação Institucional (SEAI), em evento voltado a servidores e convidados. A iniciativa marca um momento simbólico de registro, reflexão e projeção do papel da SEAI na reconstrução das capacidades do Estado brasileiro.
"Vocês sabem o quão difícil foi reconstruir o MPO e o quanto fizeram em tão pouco tempo", disse a ministra Simone Tebet, destacando a missão dos servidores de atender a sociedade, principalmente os que mais precisam. Tebet ressaltou a importância do planejamento de longo prazo e lembrou que promover a integração sul-americana é um dever inscrito na Constituição Federal. "Daqui a dez anos vocês vão lembrar que essas rotas geraram emprego, renda, gastronomia e turismo, para o Brasil e todos os países vizinhos."
O secretário de Articulação Institucional, João Villaverde, destacou três pontos em sua fala: o espírito de coletividade da equipe, o ambiente do livre pensamento e as parcerias realizadas, tanto entre as secretarias do MPO quanto do Ministério com outros órgãos federais, Congresso Nacional, Estados e países sul-americanos. "A vida continua. A ideia de um memorial não significa apenas a memória, que é fundamental. É para lembrar e seguir adiante", disse ele.
Criada em fevereiro de 2023, a SEAI consolidou-se como espaço estratégico do MPO para o fortalecimento do diálogo federativo, da participação social, da integração sul-americana e da articulação institucional. Sua atuação transversal aproximou políticas públicas dos territórios, conectou diferentes níveis de governo e ampliou a capacidade do Estado de planejar e executar ações com impacto social.
O Memorial reúne os principais marcos da Secretaria, destacando iniciativas estruturantes como o Programa Rotas de Integração Sul-Americana, o fortalecimento do federalismo cooperativo por meio da articulação com estados e municípios, a modernização da interlocução com o Congresso Nacional e a transversalização das agendas de diversidade e participação social no planejamento e orçamento públicos.
A publicação também evidencia o papel inovador da SEAI na construção de soluções institucionais baseadas na cooperação, na escuta qualificada e na integração de agendas, em permanente articulação com o gabinete da Ministra Simone Tebet e em consonância com as diretrizes do Governo do Brasil. Ao registrar sua memória institucional, o Memorial reafirma a SEAI como política pública permanente e estratégica, voltada ao fortalecimento das capacidades estatais, à integração dos territórios e à construção de um futuro mais democrático, inclusivo e sustentável. Mais do que um documento histórico, o Memorial projeta caminhos e reafirma o compromisso do MPO com um Estado moderno, articulado e orientado para resultados, e sempre, ao lado do povo.