Notícias
INOVAÇÃO
Lançamento do Ybi: novo portal moderniza e dá mais transparência para os pagamentos dos compromissos brasileiros junto a Organismos Internacionais
O Ministério do Planejamento e Orçamento - MPO lançou nesta quarta-feira (4/2) o Portal Ybi, uma plataforma digital desenvolvida para modernizar, integrar e ampliar a transparência dos pagamentos realizados pelo Brasil a organismos internacionais. A iniciativa representa um avanço relevante na gestão orçamentária e financeira da União, ao consolidar, em um único ambiente, informações e fluxos hoje distribuídos em diferentes sistemas governamentais.
Durante o evento de lançamento, o secretário Executivo substituto do MPO, Márcio Albuquerque falou sobre o significado do lançamento “Estamos aqui para celebrar a entrega de uma conquista que foi idealizada desde o primeiro dia deste governo“. O secretário lembrou que, até o fim de 2022, o país estava inadimplente com os organismos internacionais, “acumulando dívidas históricas de cerca de R$ 5,5 bilhões, ao longo de 2023, o MPO trabalhou para que esses compromissos se tornassem uma despesa obrigatória”, lembrou Albuquerque.
O Portal Ybi integra dados e etapas do SIOP, SIAFI, SEI e consulta a dados de câmbio do Banco Central, automatizando processos orçamentários, financeiros e administrativos relacionados às contribuições internacionais. A solução reduz retrabalho, fortalece a rastreabilidade das operações e aprimora o controle e a governança dessas despesas.Para o desenvolvimento do sistema, a Coordenação-Geral de Pagamentos a Organismos Internacionais, da Secretaria de Assuntos Internacionais e Desenvolvimento do MPO, contou com o apoio do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) através do Programa Startup GOV.BR e do Laboratório de Qualidade dos Serviços Públicos, o LabQ. O Ybi contou com o apoio do M
A secretária de Serviços Compartilhados do MGI, Isabela Gebrim, destacou durante o evento a importância da integração de sistemas para o Governo Federal “Nós temos muitos sistemas na Administração Pública, que, sim, trazem muita informação que a gente precisa, mas que carecem de integração. O MGI vem trabalhando muito fortemente em como integrar esses sistemas, em trazer maior modernização para a Administração Pública", apontou.
Gebrim destacou o avanço que o novo portal do MPO representa nesta frente “A entrega do Portal Ybi traz o que temos de melhor para a Administração Pública no sentido da modernização e do aumento da produtividade dos nossos servidores, pois ele nos permite ganhar tempo e reduzir custos para a Administração Pública e no final das contas, o que a gente quer como servidor é entregar o melhor que nos pudermos para a Administração e para a sociedade”, apontou.
A secretária de Assuntos Internacionais e Desenvolvimento, Viviane Vechhi, destacou que o novo sistema é parte de um esforço coletivo do MPO: “A ministra Simone Tebet nos deu um mandato claro: modernização de todo o processo de pagamento a organismos internacionais. Assim a gente atuou em três frentes: transparência e previsibilidade; inovação na gestão; e governança”, afirmou Vecchi.
A coordenadora-geral de Pagamentos a Organismos Internacionais, Manuela Ramos, apresentou o sistema durante o evento e destacou que “O Ybi foi pensado para dois públicos principais: os órgãos federais e o cidadão, enquanto ferramenta de transparência e controle social. O sistema representa entregas muito concretas em cinco frentes: transparência, eficiência administrativa, simplicidade, segurança e integração de sistemas”, reforçou Ramos.
Um dos principais diferenciais do Ybi é a disponibilização de um painel público, acessível ao cidadão e à sociedade, que permite a visualização clara e organizada das informações sobre os pagamentos do Brasil a organismos internacionais. Por isso o painel amplia a transparência ativa, facilita o acompanhamento dos compromissos internacionais do país e contribui para o fortalecimento do controle social.
Além disso, o Portal Ybi oferece ambientes específicos para a administração pública federal, com funcionalidades voltadas a diferentes perfis de usuários. Para a área responsável pelos pagamentos, o sistema apoia a tomada de decisão, a análise gerencial e a gestão eficiente da execução orçamentária e financeira, a partir de informações integradas e atualizadas em tempo real.
Já para os órgãos solicitantes, o portal permite o acompanhamento em tempo real de suas solicitações, ampliando a previsibilidade, a transparência do processo e a coordenação entre os órgãos envolvidos.
Volume de pagamentos
Na gestão de pagamentos de contribuições a organismos internacionais, integralização de cotas em instituições financeiras internacionais e recomposições de fundos, a Seaid foi responsável pelo pagamento de aproximadamente R$2,2 bilhões a instituições que exercem um importante papel na coordenação entre os países e no enfrentamento aos principais desafios globais, que demandam atuação coletiva.
Com o lançamento do Portal Ybi, o Ministério do Planejamento e Orçamento reafirma seu compromisso com a modernização do Estado, a transparência fiscal e o fortalecimento da atuação do Brasil no cenário multilateral.
Origem do nome
Ybi ou Yby vem do tupi-guarani e significa terra, mundo. O nome reforça o compromisso com as raízes brasileiras, a conexão entre povos e a preservação do que é comum a todos. O portal Ybi fortalece o compromisso do Brasil com o multilateralismo.
Desenvolvimento
O sistema foi desenvolvido pela Coordenação-Geral de Pagamentos a Organismos Internacionais, da Secretaria de Assuntos Internacionais e Desenvolvimento do MPO, com o apoio do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) através do Programa Startup GOV.BR e do Laboratório de Qualidade dos Serviços Públicos, o LabQ.
O Programa Startup GOV.BR é desenvolvido para apoiar e agilizar projetos estratégicos de transformação digital do Governo Federal. No programa, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) disponibiliza equipe especializada de profissionais nas áreas de gestão de projetos, análise de processos de negócios, ciência de dados, desenvolvedores web e mobile, infraestrutura e segurança da informação, além de especialistas em experiência do usuário – UX.
Essa equipe atua em conjunto com os demais órgãos para acelerar a entrega de soluções digitais inovadoras para a população.Atualmente existem 32 startups dentro do portfólio de projetos do programa, além das 21 que já foram concluídas após alcançarem seus objetivos.

