Notícias
Rodada de Negócios Brasil-Chile reúne representantes do dos dois governos, do estado do Mato Grosso do Sul e empresários
O Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO) participou na quarta-feira (3/9) da Rodada de Negócios Brasil-Chile, em Campo Grande (MT). O encontro reuniu representantes dos governos dos dois países, representantes do estado do Mato Grosso do Sul, e empresários brasileiros e chilenos de diversos setores para debaterem a ampliação e o fortalecimento de parcerias.
Para o secretário de Articulação Institucional do MPO, João Villaverde, a integração entre os dois países traz aspectos centrais. "O primeiro deles é a oportunidade de aprofundar os laços de confiança entre setores públicos e privados dos dois países, no momento chave em que o Brasil está prestes a se conectar com os dois únicos países da América do Sul que não possuem fronteira física, Chile e Equador. Então, esse evento aumenta as preparações que precisam ser feitas para impulsionar essa integração", disse.
O segundo ponto citado pelo secretário é o aumento das oportunidades de negócios para empresários e trabalhadores brasileiros do continente com expansão das relações comerciais entre os países, com potencialidades de geração de renda e alcance de novos mercados.
Já o terceiro ponto considerado por Villaverde e, nas palavras dele, o mais importante desta integração Brasil - Chile, é o caráter bioceânico, de onde sairá do Atlântico para o Brasil e chegará ao Pacífico, no Chile, e vice-versa.
Villaverde também participou de uma reunião bilateral com o governador de Arica, Diego Paco Mamani, acompanhado por representantes da empresa responsável pela gestão do Porto de Arica. "A cidade de Arica está na Rota 3, uma das cinco Rotas de Integração Sul-Americana. É importante recebermos atualizações sobre os investimentos que estão sendo realizados no porto e nas rodovias que chegam até ele, e dessa forma, podemos traçar estratégias para ampliação de projetos brasileiros em parceria com o país", destacou. Villaverde também se encontrou com prefeitos do estado do Atacama.
A diretora de Integração Regional do Ministério das Relações Exteriores, Daniela Benjamin, ressaltou que a iniciativa de reunir governos e empresários para discutir as oportunidades de negócios entre Brasil e Chile mostra a disponibilidade dos países em fortalecer a América Latina e seu desenvolvimento econômico.
"Reunir governos e empresários para uma discussão sobre oportunidades de negócio que poderão ser potencializados com o corredor é fundamental, para que nós possamos efetivamente identificar gargalos, dificuldades e possibilidades de crescimento. Este esforço de integração, de busca de novas oportunidades de negócios, tem impacto direto no desenvolvimento de ambos os países e da América do Sul", finalizou.
