Notícias
BANCOS MULTILATERAIS DE DESENVOLVIMENTO
MPO e Banco Mundial concluem Revisão da Carteira de Projetos no Brasil de 2025 com etapas em Brasília e Fortaleza
Entre 19 de setembro e 2 de outubro, a equipe da Secretaria de Assuntos Internacionais e Desenvolvimento (Seaid) do Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO) participou da Revisão Anual da Carteira de Projetos do Banco Mundial (Bird) no Brasil. O evento é uma etapa fundamental para apresentar o andamento e a execução dos projetos financiados pelo Banco e aprovados pela Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex).
Mantendo uma abordagem descentralizada, a revisão deste ano teve uma primeira etapa em Brasília, seguida por encontros e visitas de campo em Fortaleza, permitindo uma análise aprofundada de projetos em diferentes contextos regionais.
Na primeira semana, em Brasília, as discussões abordaram uma carteira ampla e diversificada. Uma inovação do encontro foi a realização de "Bate-Papos" temáticos que abordaram de forma prática assuntos importantes para a execução de projetos com financiamento externo como aquisições, questões legais, gerenciamento financeiro, desembolsos e gestão de risco socioambiental. Foram debatidos projetos de mobilidade urbana em Belo Horizonte e São Paulo, iniciativas de financiamento climático e programas estratégicos (“MPAs”) nas áreas de estradas, ônibus elétricos e transformação do sistema agroalimentar.
A segunda etapa, realizada em Fortaleza, foi focada na execução dos projetos na região Nordeste. As equipes realizaram visitas de campo para conhecer de perto o Projeto de Expansão do Hidrogênio Limpo do Porto do Pecém e o Projeto Ceará São José IV, que promove o desenvolvimento rural sustentável. A programação na capital cearense também incluiu a análise de projetos estratégicos para a região, como o Progestão Alagoas, o projeto de Desenvolvimento da Saúde e Proteção Social do Piauí e iniciativas de segurança hídrica na Paraíba e no Ceará.

- Porto Pecem/Ceará
A revisão de carteira é uma ocasião importante para avaliar e discutir os progressos e desafios de cada projeto, acordar os próximos passos e estabelecer um plano de acompanhamento da implementação. Além disso, permite a aproximação e a troca de conhecimento entre as equipes do Banco Mundial, dos executores dos projetos e do Governo Federal. Além da SEAID/MPO, o Governo Federal teve participação de servidores da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), da Secretaria de Assuntos Internacionais (SAIN) do Ministério da Fazenda e da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN).
Banco Mundial (BIRD)
O Grupo Banco Mundial tem a missão global de erradicar a pobreza extrema e promover a prosperidade compartilhada. O BIRD é o principal parceiro multilateral de financiamento no Brasil em volume de recursos na carteira ativa da COFIEX, respondendo por 36,2% do total, com 88 operações que somam mais de 18 bilhões de dólares em empréstimos. Seus projetos no país abrangem setores prioritários para o desenvolvimento do País, como infraestrutura, desenvolvimento urbano e mobilidade, crédito e modernização do estado, desenvolvimento social e agricultura.
SEAID/MPO
A Secretaria de Assuntos Internacionais e Desenvolvimento (SEAID) exerce a função de Secretaria Executiva da Comissão de Financiamento Externo (COFIEX). Desde 2023, a SEAID tem implementado iniciativas para aumentar a transparência e a previsibilidade na condução da política de financiamentos externos, atuando também em parceria com mutuários e bancos para ampliar o impacto dos projetos de desenvolvimento no país, inclusive na fase de execução dos projetos que contam com financiamento externo garantido pela União.
