Notícias
FINANCIAMENTO EXTERNO
COP30: Secretaria de Assuntos Internacionais e Desenvolvimento promove webinários sobre financiamento externo e desenvolvimento sustentável
Como parte da estratégia de fortalecimento da Agenda Transversal Povos Indígenas e em consonância com a Agenda Ambiental do Plano Plurianual 2024-2027, o Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO), por meio de sua Secretaria de Assuntos Internacionais e Desenvolvimento (SEAID), irá realizar, de 20 a 23 de outubro de 2025, no âmbito da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), um evento técnico on-line sobre financiamento externo e política pública ambiental.
O evento "Financiamento Externo na COP30 - Políticas Integradas para o Desenvolvimento Sustentável na Amazônia" terá foco na capacitação de gestores estaduais e municipais na estruturação de projetos com financiamento externo voltados às políticas públicas integradas para a região amazônica e para povos indígenas, com ênfase em clima, biodiversidade, sociobioeconomia, cidades resilientes e inclusão social.
Temas a serem abordados no Webinário
- Redução de emissões de gases de efeito estufa;
- Adaptação às mudanças climáticas;
- Financiamento climático para países em desenvolvimento;
- Tecnologias de energia renovável e soluções de baixo carbono;
- Preservação de florestas e biodiversidade; e
- Justiça climática e os impactos sociais das mudanças climática.
Serão realizados também painéis temáticos sobre temas de financiamento climático, bioeconomia e cidades resilientes, com destaque para transversalidade do tema indígena, e aprofundamento em questões práticas sobre elaboração de projetos.
Serviço
O que? Webinário "Financiamento Externo na COP30 - Políticas Integradas para o Desenvolvimento Sustentável na Amazônia". Uma capacitação de gestores subnacionais em captação de recursos externos para o financiamento de políticas transversais
Quando? De 20 a 23 de outubro de 2025, às 10 horas, no horário de Brasília (DF).
Onde? No canal do Ministério do Planejamento e Orçamento no youtube
Programação
- Dia 20 de outubro de 2025 - O que é financiamento externo e o sublimite ambiental e climático?
- O objetivo deste painel é apresentar aos participantes as principais características e fontes de financiamento externo disponíveis para governos locais, ressaltando seu papel estratégico no fortalecimento e na inovação das políticas públicas. Também será abordado o sublimite anual que financia projetos ou programas cujos recursos sejam integralmente destinados a objetivos ambientais ou climáticos.
- Dia 21 de outubro de 2025 - Agenda Transversal de Povos Indígenas em projetos de financiamento externo
- O presente painel parte do diagnóstico de que, apesar do reconhecimento de direitos de que goza a população indígena no Brasil e aumento das ações focalizadas nesses grupos, projetos financiados com recursos externos com foco direto em territórios e populações indígenas ainda são raros. O evento debaterá a importância e possibilidades de inclusão de ações para povos indígenas em projetos com financiamento internacional. A atividade dialoga com a Agenda Transversal Povos Indígenas do PPA 2024 - 2027.
- Dia 22 de outubro de 2025 - Programa Amazônia Sempre (BID)
- O objetivo deste painel é apresentar aos participantes as principais características do Programa Amazônia Sempre, um programa guarda-chuva do Banco Interamericano de Desenvolvimento que tem o objetivo de ampliar o financiamento, compartilhar conhecimento estratégico para os tomadores de decisões e aumentar a coordenação regional para acelerar o desenvolvimento sustentável, inclusivo e resiliente da região amazônica, incluindo fontes de financiamento para projetos subnacionais na Amazônia Legal Brasileira.
- Dia 23 de outubro de 2025 - Projetos ambientais: estudos de caso da Cofiex
- O objetivo desse painel é apresentar experiências concretas de projetos aprovados na Comissão de Financiamento Externo que têm como foco ações e programas com impacto ambiental positivo em cidades e no campo. Representantes de estados e munícipios compartilharão suas experiências de desenho e implementação de programas de recuperação ambiental com geração de renda, melhoria da qualidade ambiental das cidades, gestão de risco climático e construção de infraestruturas resilientes.