Notícias
ATIVIDADE ECONÔMICA
PIB do 1º trimestre de 2025 é positivo, com destaque para agropecuária e componentes da demanda, diz SE/MPO
O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil cresceu 1,4% no primeiro trimestre deste ano na comparação com o quarto trimestre de 2024 e 2,9% frente ao primeiro trimestre do ano passado, o 17º resultado positivo consecutivo nessa base de comparação, anunciou nesta sexta-feira (30/5) o IBGE. “O resultado do PIB do 1º trimestre de 2025 foi positivo, com taxas de crescimento positivas desde o terceiro trimestre de 2021”, destacou em nota a Secretaria Executiva do Ministério do Planejamento e Orçamento.
No boletim, a SE/MPO aponta que, na hipótese de crescimento nulo na margem para todos os trimestres de 2025, o PIB fecharia com crescimento real de 1,8% neste ano, um conceito chamado de “carregamento estatístico.” O valor aproximado comumente divulgado para o carregamento é, no entanto, de 2,2%, pois não considera a dinâmica sazonal, aponta a nota.
“O crescimento da agropecuária foi o destaque no lado da oferta, compensando a queda observada no último trimestre do ano anterior”, diz a SE/MPO. A agropecuária avançou 12,2% no primeiro trimestre deste ano em comparação com o quarto trimestre de 2024, a maior expansão nessa base de comparação desde o 1º trimestre de 2023. O setor de serviços expandiu 0,3% e a indústria cedeu 0,1%.
“Na ótica da demanda, todos os componentes registraram variação positiva, devendo-se ressaltar a elevação do investimento, com expansão positiva por seis trimestres consecutivos, o que fez com que a taxa de investimento da economia brasileira atingisse 17,8% do PIB, 1,1 ponto percentual acima da observada no mesmo período do ano anterior”, apontou a SE/MPO.
Ao falar do desempenho do PIB na comparação com o primeiro trimestre de 2024, a Secretaria chamou atenção para a Formação Bruta de Capital, que mostrou avanço pelo quinto trimestre consecutivo, impulsionada pelo crescimento da atividade de construção, produção nacional e importações de bens de capital, além da alta no desenvolvimento de softwares e importação de plataforma de petróleo.
A nota afirma ainda que, nos últimos quatro trimestres, houve expansão de 3,5% no PIB, na comparação com os quatro trimestres anteriores, a mais elevada taxa de crescimento desde o 2º trimestre de 2023. “Destaca-se também o fato de que desde o 2º trimestre de 2021 o PIB vem apresentando taxas positivas de crescimento no acumulado em quatro trimestres”, diz a SE/MPO.