Notícias
MPO representa o país no Fórum Internacional Peru-Brasil
“Foi um momento chave de aprimoramento da relação entre Brasil e Peru, dado que tocamos obras estruturantes para a integração continental, envolvendo parcerias público-privadas”, disse Villaverde. Obras de dragagem do Rio Solimões e modernização do aeroporto em Tabatinga, por parte do Ministério de Portos e Aeroportos; o contorno rodoviário em Brasileia, no Acre, por parte do Ministério dos Transportes; e de instalação de aduana da Receita Federal, por parte do Ministério da Fazenda, são algumas das iniciativas organizadas pelo MPO nas Rotas de Integração Sul Americana que tocam na fronteira entre Brasil e Peru.
Villaverde, acompanhado do Embaixador do Brasil em Lima, Clemente Baena, manteve reuniões bilaterais com o ministro da Economia do governo peruano, Raúl Perez-Reyes, e com o presidente do Congresso da República do Peru, Eduardo Saluana.
Além disso, o secretário também participou como palestrante no painel “Conectividade e Facilitação do Comércio Peru-Brasil”, durante o evento realizado pela Câmara de Comércio Brasil-Peru na Universidade de Lima. “O debate girou em torno das Rotas de Integração Sul Americana, dado que a iniciativa do governo Lula traz dinamismo prático para o relacionamento do Brasil com nossos vizinhos, entre eles o Peru, que tem realizado investimentos importantes tanto em portos quanto em hidrovias e rodovias, atraindo exportações brasileiras”, disse Villaverde.
A participação do MPO reforça o compromisso do governo brasileiro com a integração regional estruturante, baseada em investimentos em infraestrutura estratégica, articulação federativa e cooperação internacional. O programa Rotas se consolida como política de Estado, orientado à viabilização de corredores logísticos sustentáveis, à geração de oportunidades econômicas e ao fortalecimento da cooperação transfronteiriça na América do Sul.
