Notícias
INSTITUCIONAL
MPO aprova Plano de Integridade 2025 com foco em governança ética e institucional
O Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO) aprovou a nova versão do seu Plano de Integridade para o ano de 2025, em consonância com o Programa Integridade Planejada, que também abrange o IBGE e o Ipea. Após revisão das ações já propostas e a inclusão de novas ações, o documento foi estruturado pelo Subcomitê de Gestão de Riscos, Transparência, Controles e Integridade (SRTCI), e aprovado pelo Comitê Ministerial de Governança em maio deste ano, contanto no total com 86 ações específicas.
O plano organiza as iniciativas em cinco eixos estratégicos: prevenção e detecção; transparência e acesso à informação; promoção da democracia e diversidade; parcerias externas; e monitoramento e avaliação. Entre as ações previstas, destacam-se a regulamentação interna sobre recebimento de brindes, capacitação sobre tratamento de denúncias e implementação da LGPD como ferramenta de controle de riscos.
A proposta revisada contempla ainda as ações integradas ao Plano de Integridade e Combate à Corrupção (PICC) e ao Plano de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e da Discriminação (PSPEAD). O MPO reafirma, com isso, seu compromisso institucional com uma gestão pública orientada por evidências, ética e responsabilidade.
O plano será monitorado por meio de relatórios trimensais, com vistas ao aperfeiçoamento contínuo e à elaboração do próximo ciclo para 2026–2027.
Conheça o Plano de Integridade 2025 no site Integridade Planejada