Notícias
FINANCIAMENTO EXTERNO
KfW e MPO analisam projetos do Ceará, Distrito Federal e Porto Alegre durante 1º Encontro de Revisão de Carteira no Brasil
O Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO), por meio da Secretaria de Assuntos Internacionais e Desenvolvimento (SEAID), realizou nesta terça-feira (15/7), em Brasília, o primeiro encontro de revisão de portfólio de operações do KfW Banco de Desenvolvimento, da Alemanha.
Com uma parceria histórica iniciada em 1965, o KfW tem uma atuação consolidada no Brasil, com projetos que apoiam a eficiência energética, a mobilidade urbana de baixo carbono, o saneamento básico e a adaptação às mudanças climáticas.
O evento reuniu representantes da SEAID/MPO, da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), além de governos estaduais, municipais e companhias executoras de projetos financiados pela instituição.
Durante o encontro, foram analisados três projetos atualmente em execução:
- Programa de Saneamento Básico para Localidades Rurais do Estado do Ceará – Águas do Sertão;
- Programa de Resiliência Climática em Cidades, da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb); e
- Programa de Drenagem Urbana Resiliente às Mudanças Climáticas de Porto Alegre, que se insere em um contexto de calamidade pública e tem papel estratégico na mitigação de riscos climáticos extremos.
Também foram debatidas iniciativas em fase de preparação, como o Projeto Curitiba Carbono Neutro, de mobilidade sustentável e eficiência energética, e o Programa Acredita Nordeste, do Banco do Nordeste (BNB), voltado ao microcrédito e à inclusão produtiva.
A programação incluiu, ainda, discussões sobre projetos a serem apresentados neste ano, a preparação de novos projetos para 2026 e recomendações por parte dos órgãos federais envolvidos nas operações.
Para Felipe Caixeta, Secretário Substituto da SEAID e responsável pela abertura institucional do evento, o encontro representa um passo importante na melhoria do acompanhamento dos projetos no Brasil e na consolidação da parceria com a instituição, que vem se fortalecendo progressivamente, a exemplo da adesão recente do KfW à Aliança para Gênero e Empoderamento Feminino no Financiamento Internacional, coordenada pela SEAID/MPO, que conta com participação de outras instituições financeiras internacionais como AFD, Banco Mundial, BID, CAF e Fonplata.
Na ocasião, foi registrada ainda a transição na diretoria do KfW no Brasil, com as boas-vindas à nova diretora no Brasil, Tabea Frieling, e o agradecimento à atual diretora Saskia Berling, que se despede após um ciclo de intensa cooperação com o Brasil.
A expectativa é que a revisão de portfólio com o KfW se torne um modelo regular de acompanhamento institucional, com nova edição prevista para 2026, e que contribua para o fortalecimento contínuo da cooperação entre o Brasil e o banco de desenvolvimento alemão.
