A importância do Financiamento Externo para as Políticas Públicas
O financiamento externo oferecido por instituições financeiras internacionais a países em desenvolvimento é uma ferramenta que amplia o volume de recursos disponíveis para investimentos, especialmente em contextos de restrição orçamentária e alta demanda social por serviços públicos. Como ferramenta de apoio à estruturação e implementação de políticas públicas, o financiamento externo busca enfrentar desafios globais relacionados ao desenvolvimento sustentável, potencializando ações públicas com impactos de longo prazo.
Em consonância com a agenda climática global, temos uma ampliação das oportunidades de financiamento externo para ações de preservação e uso sustentável dos recursos naturais, adaptação e resiliência climática nas cidades e no campo, promoção de práticas de baixo carbono e enfrentamento dos impactos decorrentes da mudança do clima, com priorização do atendimento a grupos historicamente excluídos.
A Secretaria de Assuntos Internacionais e Desenvolvimento (Seaid) do Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO) atua canalizando os recursos e ações dessas instituições internacionais para o atendimento às necessidades do país e aos propósitos de cada instituição nacional e subnacionais, atuando como vetores de justiça social e ambiental. Projetos bem estruturados significam mais recursos para Estados e Municípios, maior investimento, melhoria da infraestrutura física e social, apoio a reformas institucionais ou legais e inovações no serviço público