Principais Iniciativas
Principais iniciativas (sistemas e projetos) e resultados na área de TIC
A Subsecretaria de Administração e Gestão Estratégica (SAGE) lançou um ambiente colaborativo para os servidores do MPO, facilitando o acesso a informações e a comunicação entre as secretarias. A plataforma permite que cada secretaria insira documentos, informativos e conteúdos relevantes para seu funcionamento. Disponibilizada no segundo semestre de 2024, a Intranet fortalece a integração interna e melhora a disseminação de informações institucionais.
O SGC foi desenvolvido para organizar e gerenciar os colegiados do MPO, abrangendo controle de membros, gestão de ofícios de indicação e comunicação, além do acompanhamento de deliberações e atividades. Criado em parceria com a SSC/MGI, o sistema permitirá a administração eficiente de mais de 200 colegiados em constante atualização.
O projeto teve início em abril de 2024, com a especificação de requisitos utilizando metodologias ágeis, sprints quinzenais e reuniões diárias entre as equipes. Em junho, as funcionalidades foram validadas e o sistema foi entregue à Secretaria-Executiva. Em setembro, iniciou-se o desenvolvimento de relatórios e painéis gerenciais. Atualmente, o SGC passa por aprimoramentos e expansão de funcionalidades, visando melhorar a experiência dos usuários.
Desenvolvido para a Secretaria de Assuntos Internacionais e Desenvolvimento (SEAID), o Sistema PFE é uma ferramenta de gestão eletrônica de documentos, processando pedidos de financiamento externo certificados digitalmente. Ele apoia a Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex) na administração de programas e projetos financiados por organismos financeiros internacionais e agências governamentais estrangeiras.
O mapeamento de processos foi concluído no primeiro trimestre de 2024. Utilizando metodologia ágil, com entregas quinzenais, o desenvolvimento e validação do sistema ocorrem de forma contínua. Em dezembro de 2024, a primeira fase foi implementada, permitindo o envio digital de pleitos pelos órgãos interessados.
O POPOI está sendo desenvolvido para facilitar a gestão de pagamentos a organismos internacionais, auxiliando o planejamento orçamentário e a coordenação dessas transações pelo MPO. O software garantirá o controle de recursos e a conformidade com requisitos legais, como a manifestação da Comissão Interministerial de Participação em Organismos Internacionais (CIPOI).
Com início em maio de 2024, o desenvolvimento segue metodologia ágil e sprints quinzenais. A previsão de entrega da primeira versão está para o segundo semestre de 2025. O sistema oferecerá funcionalidades para gerenciar dados de órgãos, solicitações, pagamentos e documentos, aprimorando a gestão dos compromissos internacionais do Brasil.
Desenvolvido para monitorar a entrada e saída de servidores e colaboradores, esse sistema automatiza a liberação e revogação de acessos, garantindo maior segurança na administração de patrimônio e sistemas estruturantes. Criado com apoio das áreas de pessoas, tecnologia e logística da SAGE, ele evita falhas de segurança decorrentes da manutenção de acessos indevidos após movimentações de pessoal.
O desenvolvimento começou em outubro de 2024, e a previsão de funcionamento pleno é para fevereiro de 2025.
O MAPP está sendo desenvolvido para atender à Secretaria de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas e Assuntos Econômicos (SMA). Sua função é automatizar o processo de autoavaliação de políticas públicas, permitindo que gestores preencham questionários de forma rápida e eficiente.
As respostas serão analisadas por um mecanismo de diagnóstico, que gerará relatórios detalhados, incluindo um ranqueamento das políticas públicas, destacando pontos fortes e áreas de melhoria. O desenvolvimento iniciou-se em novembro de 2024, e a previsão de entrega é para o primeiro semestre de 2025.
Políticas de Tecnologia
Em 2024, o MPO elaborou importantes normativos para a governança da tecnologia da informação, que serão submetidos à deliberação do Subcomitê de Governança Digital e Segurança da Informação (SGD-SI) no início de 2025.
Esses documentos estabelecem princípios, diretrizes e responsabilidades, garantindo eficiência na segurança da informação, governança de dados e transformação digital, alinhados aos objetivos estratégicos do Ministério.
Os principais objetivos incluem:
- Garantir disponibilidade, integridade, confidencialidade e autenticidade das informações;
- Proteger ativos de informação com eficiência e economicidade;
- Assegurar a continuidade dos serviços essenciais e a resiliência organizacional;
- Reforçar a proteção de dados pessoais e privacidade;
- Adotar boas práticas e conformidade com normas e legislações vigentes; e
- Promover uma cultura de segurança por meio de capacitação contínua.
O PTD do MPO, desenvolvido em parceria com a Secretaria de Governo Digital e o MGI, orienta ações e projetos voltados à digitalização da administração pública. Ele segue as diretrizes da Estratégia Federal de Governo Digital (EFGD) e o Decreto nº 12.198/2024, estruturando iniciativas em quatro eixos:
- Serviços digitais e melhoria da qualidade;
- Unificação de canais digitais;
- Governança e gestão de dados;
- Segurança e privacidade.
Os principais objetivos incluem:
- Melhorar o controle, proteção e compartilhamento de dados corporativos;
- Garantir qualidade, segurança e transparência no uso de dados;
- Criar valor estratégico a partir da gestão eficiente de dados;
- Assegurar conformidade com a legislação de proteção de dados pessoais;
- Estimular uma cultura organizacional orientada a dados para embasar decisões estratégicas.
Questionários respondidos pela Coordenação de Tecnologia da Informação – COTIC/CGTOP/SAGE
Em 2024, a COTIC respondeu a diversas solicitações de informações, seguindo as orientações da Assessoria de Controle Interno. As principais demandas incluíram:
- Envio de portarias de constituição de comitês e subcomitês do MPO;
- Uso de Inteligência Artificial no MPO;
- Disponibilização das políticas institucionais do Ministério.
Além disso, a COTIC atendeu a uma solicitação do Tribunal de Contas da União (TCU) sobre acessibilidade digital nos sistemas e portais do MPO, consolidando informações junto às secretarias.
Também foram monitoradas as ações do Programa de Privacidade e Segurança da Informação (PPSI), com destaque para os ciclos 2 e 3, fortalecendo a segurança, privacidade e governança tecnológica no MPO.