There was an error while rendering this tile
Projetos são iniciativas temporárias, com início, meio e fim definidos, planejadas para criar um resultado único, como um produto, serviço ou solução. Eles são diferentes das atividades rotineiras porque têm um objetivo específico e buscam mudanças ou inovações que agreguem valor. Cada projeto é único, com desafios próprios, um prazo definido e recursos alocados para sua execução.
A metodologia do MPO para a gestão de projetos adota a metodologia Ágil, que possui abordagem simples, intuitiva, pragmática e de mínima intervenção. O produto é dividido em tarefas menores nas quais as equipes podem trabalhar conjuntamente de forma mais produtiva.
Nesse contexto, o Plano Estratégico Institucional (PEI) é o principal instrumento do planejamento do MPO. Ele reúne: a identidade organizacional, traduzida pelo propósito, futuro desejável e valores institucionais; o diagnóstico estratégico institucional; e os objetivos estratégicos, com seus respectivos indicadores e metas.
O PEI/MPO 2024-2027 foi aprovado pela Resolução nº 2 CMO/MPO, de 13 de novembro de 2023, e alinha-se ao Plano Plurianual (PPA) do mesmo ciclo. Está baseado nas metodologias Balanced Scorecard (BSC) e Objectives and Key Results (OKR), em sua elaboração, com a participação efetiva de integrantes de todas as unidades do Ministério.
Os objetivos estratégicos representam os fins definidos pelo MPO para o cumprimento do seu propósito e materialização dos seus valores e do futuro desejável. Para mensurar os 14 objetivos estratégicos definidos, foram fixados 34 resultados-chave (key results), organizados sob três perspectivas: i) resultados para a sociedade e governo, com 3 objetivos; ii) processos internos, com 7 objetivos e 23 resultados; e iii) capacidades institucionais, com 4 objetivos e 11 resultados. Para garantir que esses resultados serão alcançados, foram definidos 29 projetos, representados por atividades conectadas, limitadas temporalmente e vinculadas ao alcance de um dos resultados pretendidos.
Para acompanhar e avaliar o alcance dos resultados-chave e dos projetos a eles vinculados, o Ministério do Planejamento e Orçamento desenvolveu o sistema informatizado Veredas, no qual as Secretarias responsáveis podem incluir mensalmente informações sobre o andamento dos seus projetos. Dessa forma, é possível avaliar o progresso dos indicadores e o andamento das tarefas de cada cronograma
Por fim, a estratégia de gestão foi consolidada no Guia Metodológico de Gestão de Projetos, que estabelece padrões e diretrizes para a gestão de projetos no MPO. O guia serve como referência prática e conceitual tanto para servidores do Ministério quanto para outros agentes públicos. Seu objetivo é promover alinhamento metodológico, disseminar boas práticas e estimular a melhoria contínua.