Meta Apoiar Ações de Estruturação do Setor Público para a Adoção do BIM
TRANSPARÊNCIA E ECONOMIA
O BIM - Modelagem de Informação da Construção - é o conjunto de tecnologias e processos integrados que permite a criação, utilização e atualização de modelos digitais de uma construção. Pode ser utilizado durante todo o ciclo de vida da obra, desde a concepção do projeto até o acompanhamento e controle pós-obra, além de ser viável na realização da gestão e manutenção de edificações e obras de infraestrutura.
A utilização do BIM aprimora muitas práticas do setor da construção e traz diversos benefícios, como a redução de erros de compatibilidade, otimização dos prazos, maior confiabilidade dos projetos, processos mais precisos de planejamento e controle, aumento de produtividade, diminuição de custos e riscos e economia dos recursos utilizados nas obras. Além disso, aumenta a confiabilidade nas estimativas de custos e no cumprimento dos prazos, reduz a incidência de erros e imprevistos, gera uma maior transparência no processo de compra e confere maior qualidade às obras.
A Nova Estratégia BIM BR, estabelecida pelo Decreto nº 11.888, de 22 de janeiro de 2024, trata da atualização do Decreto nº 9.983, de 22 de agosto de 2019, promovendo a reformulação de seu Comitê Gestor e adequações necessárias para convergir com os novos objetivos da política industrial – Nova Indústria Brasil.
Para o alcance dos objetivos desta meta, foi desenvolvida uma planilha para os programas-piloto da Estratégia BIM BR, que também pode ser utilizada por qualquer tipo de empresa para o planejamento da implantação dos processos BIM. É uma ferramenta composta por 14 abas a serem progressivamente preenchidas, de uso simples, que permite a avaliação dos pontos fortes e fracos da empresa, servindo como base diagnóstica e, também, como um instrumento para acompanhamento e monitoramento do processo de implantação dessa inovação.
Outro material importante para entendimento e apoio à implantação do BIM é o curso de capacitação, no formato EAD, desenvolvido com base nos conceitos que moldam esse processo, promovendo um conteúdo vasto de conhecimentos e fundamentos sobre projetos, orçamento e planejamento de empreendimentos. O curso é dividido em 07 módulos, tem carga horária de 80 horas e é gratuito, com uma abordagem pedagógica simples, ao alcance daqueles que não possuem formação técnica.
O conteúdo dos cursos EAD foi especialmente pensado para abraçar todo o nível de compreensão desta nova forma de moldar os projetos de obra, licitação e contratação. Além das vídeo-aulas, os participantes têm à disposição apostilas em PDF, orientação de leituras complementares e provas.
Estão disponíveis os seguintes cursos:
- BIM - Conceituação básica;
- BIM - Implantação;
- BIM - Fluxos de Trabalho;
- Interação e Interoperabilidade BIM;
- BIM - Projetos, Planejamento, Orçamentos e Contratos de Construção;
- Elaboração de editais em BIM e
- Contratação e licitações em BIM
Para saber mais sobre a Estratégia BIM BR, clique aqui.
PRODUTOS RELACIONADOS À META
Planilha de Diagnóstico BIM para o
Setor Público e Privado
Meta Apoiar Ações de Estruturação do
Setor Público para a Adoção do BIM
Download
Capacitação BIM - Cursos EAD
Meta Apoiar Ações de Estruturação do
Setor Público para a Adoção do BIM
Acesse o EAD
CONHEÇA OS LÍDERES DA META

Sérgio Leusin
Arquiteto, D.Sc. em Engenharia de Produção, professor titular da UFF, sócio gerente da GDP-Gerenciamento e Desenvolvimento de Projetos, empresa especializada em processos BIM. Consultor para empresas e organizações públicas, como Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, FIESP, ABDI, SENAI e ABNT. Coordenador dos Guias de Projetos BIM da ABDI/MDIC. Autor do livro Coordenação e Gerenciamento de Projetos BIM. No projeto Construa Brasil, é consultor responsável por trabalhos da Meta Apoiar Ações de Estruturação do Setor Público para a Adoção do BIM.

Wilton Catelani
Engenheiro Civil, consultor estratégico BIM e Fundador e Conselheiro Consultivo do BIM Fórum Brasil. Autor da Coletânea BIM CBIC, foi coordenador da CEE-134, na ABNT, e atuou na Autodesk, Accenture, Shell e outras empresas. Foi coordenador geral de Economia Digital e Produtividade Industrial no ME e consultor no DNIT. No projeto Construa Brasil, é consultor responsável por trabalhos da Meta Apoiar Ações de Estruturação do Setor Público para a Adoção do BIM. Atualmente é sócio e BIM Champion na Verum Partners Consultoria.