Notícias
Valores para visitação em Unidades de Conservação (UCs) federais terá reajuste nos valores a partir de novembro
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) atualizará, a partir de 1º de novembro de 2025, os valores dos ingressos e dos serviços de uso público nas Unidades de Conservação (UCs) federais. Os novos valores foram publicados no Diário Oficial da União, por meio da Portaria ICMBio nº 4.423, de 14 de outubro de 2025.
O reajuste segue o que estabelece a Instrução Normativa nº 15/GABIN/ICMBio, de 29 de julho de 2022, que determina a atualização anual dos valores com base na inflação. A correção deve ocorrer sempre no mês de novembro, conforme os índices oficiais nacionais.
A coordenadora-geral de Uso Público e Serviços Ambientais do ICMBio, Carla Guaitanele, reafirma a importância dos ingressos, destacando que os valores arrecadados são investidos na melhoria dos serviços oferecidos dentro das unidades, como segurança, atendimento, limpeza, entre outros. “Dessa forma, proporcionamos uma experiência de visitação cada vez melhor para quem vem conhecer nossas unidades”, afirma.
A Portaria especifica os novos valores para cada atividade prevista nas unidades federais, como acesso, hospedagem, mergulho, camping, entre outras.
Comunicação ICMBio
comunicacao@icmbio.gov.br
(61) 2028-9280