Notícias
Oficina para fortalecimento da memória e gestão do conhecimento institucional reúne servidores em Brasília
- Foto: Acervo
Entre os dias 29 e 31 de julho, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) realizou a Oficina de Acervo Institucional do ICMBio. O encontro, promovido pelo Centro de Formação em Conservação da Biodiversidade (ACADEBio) em parceria com a Coordenação-Geral de Pesquisa e Monitoramento (CGPQ), reuniu representantes do Gabinete da Presidência e das quatro diretorias do Instituto Chico Mendes: DIPLAN, DISAT, DIMAN e DIBIO.
O objetivo central foi capacitar os participantes no entendimento dos conceitos e funcionalidades dos repositórios institucionais, destacando seu papel estratégico na gestão da informação, do conhecimento e do acervo institucional. A iniciativa reforça a importância da preservação da memória organizacional, considerada fundamental para evitar a perda de saberes acumulados e garantir que a produção científica e técnica do Instituto Chico Mendes esteja acessível, organizada e em constante atualização.
Ao longo dos três dias, foram discutidas estratégias para o mapeamento da produção de conhecimento, definição de fluxos para armazenamento e gestão de informações e elaboração das diretrizes iniciais para a implantação do Repositório Institucional do ICMBio. Os encaminhamentos apontam para um sistema que permitirá não apenas preservar, mas também difundir o conhecimento produzido pelo ICMBio, ampliando seu alcance e impacto.
Segundo o analista do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres (CEMAVE/ICMBio), Marcos de Souza Fialho, “estamos empenhados em estruturar nosso Centro de Formação para atender aos critérios exigidos pelo Ministério da Educação e buscamos disponibilizar um portfólio abrangente com o conhecimento produzido e consolidado pelo Instituto Chico Mendes. Trata-se de um saber que responde diretamente às nossas demandas e missão, além de servir de referência para outras esferas administrativas e até para países vizinhos”.
O representante da biblioteca da ACADEBio (Biblioteca Carlos De Giovanni), Erick Akira Uesugui, ressalta o trabalho colaborativo, “foram meses de preparação conjunta e de aprendizado valioso. Agradecemos profundamente a todos os participantes, cujo comprometimento foi essencial para os resultados alcançados. Os próximos passos exigirão ainda mais esforço, mas temos plena confiança de que os frutos serão significativos, especialmente por contarmos com uma equipe tão comprometida e inspiradora”.
A Oficina de Acervo Institucional reafirma o compromisso do ICMBio com a valorização de sua memória e a consolidação de sua atuação como órgão de referência em áreas que vão da ciência aplicada à gestão socioambiental.
Objetivo de Desenvolvimento Sustentável relacionado:

- .

- .
Comunicação ICMBio
comunicacao@icmbio.gov.br
(61) 2028-9280



