Notícias

Uso Público

Ministério do Meio Ambiente entrega 10 cadeiras de rodas adaptadas para trilhas

Publicado em 20/05/2021 15h10
768.jpg

Nesta quarta-feira (19/5), a primeira-dama do Brasil, Michelle Bolsonaro, participou do evento realizado no Palácio da Alvorada, onde foram entregues pelo ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, 10 cadeiras de rodas adaptadas para trilhas. A ação está inserida no escopo do programa Parque+ do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e visa fomentar o ecoturismo no País, promovendo a integração de portadores de necessidades especiais ou com mobilidade reduzida.

As 10 cadeiras recebidas, batizadas de “Juliettis”, serão distribuídas em 10 parques nacionais: duas para o Parque Nacional de Chapada Diamantina (BA), duas para o Parque Nacional de Fernando de Noronha (PE), duas para a Floresta Nacional de Ipanema (SP), duas para o Parque Nacional da Serra da Canastra (MG), uma para o Parque Nacional de Caparaó e outra para o Parque Nacional da Serra do Cipó, ambos em Minas Gerais.

Criadas para promover mais acessibilidade em unidades de conservação em todo o País, as Juliettis são equipadas com cinto de segurança afivelado e freio estacionário. Com capacidade de suportar até 90 kg por vez, as cadeiras serão destinadas ao transporte em trilhas e terrenos acidentados, bem como aos atendimentos de emergências dentro dos parques. Desta forma, o projeto proporciona melhorias de infraestrutura aos visitantes, além de estimular o ecoturismo inclusivo.

No total, estão previstas as entregas de 30 cadeiras Julietti em parques nacionais com potencial de ampliação do ecoturismo. Já foram distribuídas nove cadeiras entre o Parque Nacional de Brasília, o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, a Floresta Nacional de Brasília, o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, o Parque Nacional de Itatiaia, o Parque Nacional de Iguaçu e o Parque dos Campos Gerais.

Parque+

O programa Parque+ foi criado pelo MMA para fomentar o ecoturismo em todo o País, proporcionando melhorias em parques nacionais para garantir mais comodidade e lazer aos visitantes. Entre as ações do programa, está a promoção da acessibilidade nos parques, com o objetivo de garantir mais inclusão inclusiva em trilhas que integram o turismo aos atrativos naturais brasileiros.

Saiba mais sobre o Parque+

Da ASCOM/MMA