Notícias
Floresta Nacional de Lorena (SP) inaugura trilha de bike para promover lazer e ecoturismo
A trilha foi desenvolvida para oferecer uma alternativa de prática esportiva - Foto: Cristiane Aguiar/ICMBio
A cidade de Lorena, no estado de São Paulo, recebeu no dia 9 de maio a inauguração da Trilha de Bike da Floresta Nacional (Flona), uma nova opção de lazer, esporte e ecoturismo. A cerimônia contou com a presença do presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Mauro Pires.
Com cerca de 11 quilômetros de extensão, a trilha foi desenvolvida para oferecer uma alternativa de prática esportiva em meio à natureza, passando por trechos de Mata Atlântica e floresta plantada, em terreno predominantemente plano.
“Essa trilha, ela nos leva para muito mais do que o trecho que a constitui. Ela nos leva a pensar que, de fato, faz sentido a gente conciliar a conservação do meio ambiente, o uso sustentável, visitação e a educação, com o apoio dos órgãos municipais e da população”, comemorou Mauro Pires. A proposta da trilha é incentivar a socialização e o contato com o meio ambiente.
A iniciativa é promovida pela Prefeitura de Lorena, por meio das secretarias municipais de Turismo e Meio Ambiente, em parceria com o Núcleo de Gestão Integrada da Mantiqueira (NGI Mantiqueira) e o ICMBio. Para comemorar a abertura, no dia 10 de maio, houve o primeiro circuito de bike no local, com a participação de 50 ciclistas e corredores, além da soltura de maritacas do Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetas), localizado dentro da Flona de Lorena.
Sobre a Floresta Nacional de Lorena
A Floresta Nacional de Lorena é uma Unidade de Conservação Federal de Uso Sustentável, localizada entre a Serra do Mar e a Serra da Mantiqueira, no estado de São Paulo. É um museu vivo da política pública de uso dos recursos florestais, com foco na conservação de uma das poucas áreas remanescentes da Mata Atlântica, numa das regiões mais desenvolvidas e habitadas do país.
A Flona de Lorena preserva ainda parte de seu rico patrimônio histórico/cultural, como sua centenária sede, ruínas do campo de aviação e a Capela de São José - que faz parte do Circuito Turístico da Fé, além de ser um local ideal para caminhadas e cicloturismo.
Objetivo de Desenvolvimento Sustentável relacionado:

Com informações da Floresta Nacional de Lorena
Comunicação ICMBio
comunicacao@icmbio.gov.br
(61) 2028-9280
