Notícias

Uso Público

Floresta Nacional de Ipanema é reaberta

Publicado em 30/04/2021 11h50 Atualizado em 30/04/2021 12h09
Monumento a Varnhagen 1 (1).jpg

Monumento a Varnhagen. Foto; Osvaldo Cristo

Na terça-feira (27/4), a Floresta Nacional (Flona) de Ipanema, no estado de São Paulo, foi reaberta pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A unidade de conservação federal estava temporariamente fechada para visitas em decorrência da crise da COVID-19, mas voltará a funcionar seguindo protocolos de segurança e medidas sanitárias.

Localizada no interior do estado, a unidade abrange os municípios de Araçoiaba da Serra, Iperó e Capela do Alto. A Floresta Nacional de Ipanema tem grande importância para a proteção e restauração da vegetação nativa da Mata Atlântica. Além das paisagens naturais, a região também agrega importância cultural, sendo uma das principais atrações a visitação das estruturas históricas localizadas no interior da floresta.

A reabertura desta e de outras unidades de conservação estimula o ecoturismo nas regiões de seu entorno, gerando mais renda e empregos para a população. Além disso, o turismo, atrelado à educação ambiental, integra os visitantes com a natureza e estimula as práticas ao ar livre, importantes para levar mais qualidade de vida e saúde para as pessoas.

Clique aqui e confira as outras unidades de conservação federais reabertas.

Da Ascom MMA