Notícias
Fim de semana marcado por operação contra incêndio na Floresta Nacional de Ipanema (SP)
- Foto: Acervo/ICMBio
Desde a última sexta-feira (19), brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e uma ampla rede de parceiros trabalharam intensamente para controlar um incêndio que atingiu a Floresta Nacional (Flona) de Ipanema, em Iperó (SP). O combate se estendeu durante todo o final de semana e, nesta segunda-feira (22), os brigadistas conseguiram controlar as chamas.
Embora com uma valiosa ajuda da chuva que começou a cair no final do domingo (21), o trabalho foi intenso para evitar que as chamas ameaçassem as áreas de visitação, com destaque aos sítios históricos que estão na Unidade de Conservação (UC). A operação mobilizou brigadistas da Flona de Ipanema, Parque Nacional do Itatiaia e do Ibama, além do Corpo de Bombeiros Militar, Defesa Civil, Polícia Militar Ambiental, Guarda Civil de Iperó, Fundação Florestal e apoio de voluntários. Também colaboraram a ARAMAR, o Conselho da Flona Ipanema, prefeituras de Araçoiaba da Serra, Iperó, Boituva e Capela do Alto, além da UNISO, Rotary Club de Araçoiaba e parceiros locais.
O combate ao incêndio combinou frentes terrestres e aéreas. Cinco esquadrões de brigadistas atuaram em solo, enquanto dois helicópteros – do ICMBio e da Polícia Militar de São Paulo – operaram com equipamentos do tipo Bambi Bucket para o lançamento de água. O monitoramento foi reforçado por drones e imagens de satélite.
As equipes concentraram esforços nas áreas mais críticas, principalmente nas frentes de avanço em direção ao Sítio Histórico de Ipanema, à Vila São João e ao setor leste da Unidade, locais que concentram patrimônio histórico e residências.
Além do combate direto, o trabalho incluiu o resgate de fauna, a instalação de pontos de água e a proteção das bordas já controladas para evitar o ressurgimento das chamas.
Até o momento, a estimativa de área atingida é de 560 hectares. O ICMBio segue coordenando as operações em campo, visto que, mesmo com a chuva, o fogo ainda não está extinto.
Com informações da Floresta Nacional de Ipanema
Comunicação ICMBio
comunicacao@icmbio.gov.br
(61) 2028-9280



