Notícias
Curso capacita servidores para fortalecer a interpretação ambiental nas Unidades de Conservação
- Foto: Nana Brasil/Acadebio
Entre os dias 2 e 7 de junho, a ACADEBio recebeu a etapa presencial do curso Planejamento e Monitoramento da Interpretação Ambiental, iniciativa do Instituto Chico Mendes voltada à qualificação de servidores que atuam na gestão da visitação e na elaboração de produtos de comunicação nas Unidades de Conservação (UCs). A formação contou com a participação de 36 pessoas, sendo 26 educandos e dez integrantes da equipe pedagógica, entre instrutoras e monitoras. O curso foi promovido pela Coordenação de Estruturação e Qualificação da Visitação (COEST), vinculada à CGEUP/DIMAN.
Com o objetivo de desenvolver competências para o planejamento e a implementação de produtos interpretativos, a capacitação integra uma estratégia institucional para adotar a interpretação ambiental como ferramenta central na sensibilização de visitantes, conforme preconiza a Portaria ICMBio nº 289/2021.
A coordenadora do curso, Serena Reis, destacou que a técnica contribui para traduzir temas complexos das UCs ao público, promovendo a conexão entre conservação e qualidade de vida, “criamos pontes que revelam ao visitante que conservar vai muito além de preservar paisagens, é garantir condições de vida para as futuras gerações”.
Durante o curso, servidores de diferentes categorias de UCs, além de representantes do Serviço Geológico do Brasil e do Instituto Estadual do Ambiente (INEA/RJ), trabalharam no aprimoramento de projetos interpretativos que serão finalizados até o final deste mês na etapa à distância.
Para o servidor da Resex Rio Ouro Preto (RO) Italo Freitas, a experiência foi transformadora. “O curso nos trouxe outro olhar sobre como promover a conexão entre as pessoas e a natureza, despertando o sentimento de pertencimento às Unidades de Conservação e à sua diversidade de elementos naturais, culturais e históricos”, ressaltou Freitas.
Ao promover esse tipo de qualificação, o ICMBio reafirma seu compromisso com a conservação e com o engajamento do público como aliado ativo em sua missão institucional.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável relacionado:

- .
Comunicação ICMBio
comunicacao@icmbio.gov.br
(61) 2028-9280

