Notícias
Corregedorias dos órgãos ambientais e do Ministério da Fazenda assinam protocolo de intenções
Corregedor do Ibama, Gilberto Ricardi, Corregedora do Ministério da Fazenda, Patricia Parente, Corregedor do Instituto Chico Mendes, Jose Ernane Castro, e o corregedor do MMA, Natanai Carvalho, durante assinatura do protocolo de intenções - Foto: Acervo
No dia 27 de fevereiro de 2025, em Brasília, a Corregedoria do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) firmou um protocolo de intenções com o Ministério da Fazenda (COGER/MF), em conjunto com as corregedorias do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O encontro, realizado na sede da COGER/MF, teve como objetivo fortalecer a cooperação entre as instituições, promovendo a integração para capacitação técnica e institucional das corregedorias.
Este Protocolo de Intenções segue precedentes de sucesso, dado que já fora firmado pela Corregedoria do Ministério da Fazenda e outros 26 signatários, no âmbito do Fórum de Corregedorias da Área Econômica (Foco.E+), e visa promover ações integradas, apoio mútuo e troca informações e tecnologias entre as Corregedorias, com vistas à capacitação técnica de recursos humanos, ao desenvolvimento institucional e à melhoria da gestão no âmbito das atribuições inerentes ao Controle Interno, relacionadas às atividades típicas da unidade.
O principal objetivo do protocolo é criar um ambiente de colaboração mútua, por meio de ações integradas que incluem troca de experiências, informações e tecnologias. Com foco na capacitação das equipes, o acordo visa também ao desenvolvimento institucional e à melhoria das práticas correcionais, garantindo maior eficiência na gestão pública.
O Corregedor do Instituto Chico Mendes, José Ernane, parabenizou a Corregedoria do Ministério da Fazenda pelo nível 4 de maturidade correcional alcançado e explanou que a assinatura do Protocolo marca o início da atuação conjunta das três Corregedorias do Meio Ambiente, visando o fortalecimento da cooperação e da capacitação técnica. No mesmo ato, explicou as atuações recentes da Corregedoria e as expectativas de avanço para o ano de 2025.
“A Corregedoria do Instituto Chico Mendes busca reforçar sua missão de promover ações de prevenção e correição. As ações integradas visam não apenas otimizar os processos, mas também criar um ambiente de constante aprendizado e evolução nas práticas de gestão pública e correcional", finaliza Ernane.
Objetivo de Desenvolvimento Sustentável relacionado:

- .
Com informações do Ministério da Fazenda
Comunicação ICMBio
comunicacao@icmbio.gov.br
(61) 2028-9280