Notícias
Câmera ao vivo do Parque Nacional do Itatiaia registra as menores temperaturas do Brasil em 2025
Parque Nacional do Itatiaia - Foto: André Dib
Na última terça-feira, a estação meteorológica localizada no Planalto do Itatiaia, parte alta do Parque Nacional registrou a menor temperatura do Brasil em 2025: –6,7°C. O equipamento, instalado próximo à nascente do Rio Campo Belo, transmite as condições climáticas em tempo real por meio de uma câmera ao vivo. Para efeito de comparação, em 2024, os termômetros chegaram a marcar –10°C no mesmo local.
A câmera está posicionada em uma área montanhosa, com formações rochosas e uma vista privilegiada do Pico das Agulhas Negras, o ponto mais alto do estado do Rio de Janeiro. O equipamento é fruto de uma parceria entre o Instituto Chico Mendes, a SOS Mata Atlântica, a WS Clima, a TNC (The Nature Conservancy) e o provedor Infinity. A câmera funciona como uma ferramenta estratégica tanto para o monitoramento de focos de incêndio na região quanto para a contemplação e divulgação do parque.
A transmissão ao vivo oferece não apenas dados climáticos em tempo real, mas também imagens impressionantes da paisagem. É possível observar o icônico Pico das Agulhas Negras — o quinto ponto mais alto do Brasil — além do Morro do Couto, do Altar e de municípios como Queluz, Cruzeiro e Itamonte, no Vale do Paraíba.
A transmissão pode ser acompanhada gratuitamente pelo canal oficial do parque no YouTube: @parquedoitatiaia.
Com informações do Parque Nacional do Itatiaia
Comunicação ICMBio
comunicacao@icmbio.gov.br
(61) 2028-9280