Notícias
34ª Reunião do Conselho Consultivo do Parque Nacional Grande Sertão Veredas dá início ao processo de revisão do Plano de Manejo
Parque Nacional Grande Sertão Veredas - Foto: Acervo
Neste semestre foi realizada a 34ª Reunião do Conselho Consultivo do Parque Nacional Grande Sertão Veredas (PNGSV), que contou com a presença do Gerente Regional do Sudeste, Breno Herrera, e da responsável pela Coordenação de Plano de Manejo (COMAN), Fabiana Hessel, e marcou o início formal do processo de revisão do Plano de Manejo desta Unidade de Conservação (UC).
Criado em 1989, com uma área de 84 mil hectares, o PNGSV foi ampliado em 2004 para pouco mais de 230 mil hectares. Localizado nos estados da Bahia e Minas Gerais, sua sede administrativa e principal porta de entrada situa-se no município de Chapada Gaúcha/MG. O Parque Nacional foi criado com o objetivo de preservar amostras representativas do Bioma Cerrado sobre solos arenosos da região do chamado Espigão Mestre do Rio São Francisco, tais como matas, veredas, carrascos e ecótonos associados, bem como toda a fauna e flora associadas a estes ambientes, além de conservar a paisagem dos Gerais, cenário da clássica obra do escritor João Guimarães Rosa.
O Plano de Manejo da Unidade foi publicado em 2003, antes, portanto, de sua grande ampliação. Além das dificuldades trazidas para a gestão com 2/3 do território sem o seu principal instrumento de planejamento, o atual processo de revisão iniciado vai também ao encontro dos anseios de diversos setores da sociedade que interagem com o Parque Nacional e que há algum tempo cobram essa atualização.
Ainda no âmbito do processo de revisão do Plano de Manejo, a reunião do Conselho foi também a oportunidade de realizar a assinatura simbólica do Acordo de Cooperação recentemente celebrado entre a Fundação Pró-Natureza (Funatura) e ICMBio, que tem como principal objetivo a elaboração de levantamentos preparatórios, planejamentos, estudos técnicos e ações complementares de acordo com as normativas e as orientações da COMAN, visando subsidiar a revisão do Plano de Manejo. A Funatura participou ativamente da elaboração do atual Plano de Manejo e tem estreita ligação com o Parque desde sua criação, e poderá contribuir significativamente no atual processo de revisão.
Por fim, como parte das atividades, a equipe do Parque Nacional acompanhou os representantes da Gerência Regional e COMAN em uma visita técnica à Unidade de Conservação a fim de apresentar um pouco de suas características, potenciais e também ameaças, principalmente oriundas de seu entorno.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável relacionados:


Comunicação ICMBio
comunicacao@icmbio.gov.br
(61) 2028-9280

