Notícias
Ubajara: oásis verde em meio ao sertão cearense
Há 56 anos o Parque Nacional de Ubajara era criado
Há 56 anos o Parque Nacional de Ubajara era criado
Brasília (04/05/2015) - O Parque Nacional de Ubajara , administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e localizado no Ceará, preserva dois ecossistemas bem diferenciados – a mata úmida e a mata seca – com considerável ocorrência de chuvas e um ambiente semi-árido, a caatinga. A transição entre as matas, úmida e seca, forma um terceiro ambiente rico em biodiversidade. O Parque leva o nome da famosa Gruta de Ubajara, existente em seu interior.
No dia 30 de abril de 2015, o Parque Nacional de Ubajara comemorou os seus 56 anos de criação. As comemorações ocorreram no Centro de Visitantes do Parque e contou com uma pauta bem diversificada. Uma apresentação teatral sobre a Historia da criação do Parque Nacional de Ubajara abriu o evento fazendo uma retrospectiva de tempo e de espaço, relembrando fatos históricos e memoráveis, bem como as belezas cênicas e os atributos importantes para a proteção e criação da UC.
Na ocasião, foi aberta a exposição fotográfica "Herpetofauna no Parque Nacional de Ubajara", de autoria da professora doutora Diva Maria Borges–Nojosa e apresentada pela pesquisadora Deborah Praciano de Castro. Houve também o lançamento oficial do Livro: "Anfíbios e Peixes do Parque Nacional de Ubajara e entorno – Guia Ilustrado".
O livro é proveniente do Projeto "Ecomorfologia de anuros e peixes como ferramenta para avaliar a potencial eficácia da Unidade de Conservação Parque Nacional de Ubajara (CE-Brasil)", coordenado pelo professor doutor Jorge Iván Sánchez Botero, em uma parceria entre CNPq e ICMBio, e contemplado no Edital nº 13/2011.
O evento contou com a participação das escolas municipais, estaduais e particulares do entorno da UC, bem como bibliotecas públicas, institutos federais, da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – CREDE 05, Serviço Brasileiro de Apoio a Pequenas e Micro Empresas (Sebrae), Sindicatos dos trabalhadores, Secretarias de Educação dos municípios de Ubajara, Tianguá, Ibiapina e Freicheirinha, dentre outros. Colegas do ICMBio de unidades de conservação próximas estiveram presentes nas comemorações, como a Área de Proteção Ambiental (APA) Serra da Ibiapaba e Floresta Nacional (Flona) de Sobral.
Ao final do evento, o público presente cantou parabéns ao Parque Nacional de Ubajara e pôde apreciar a exposição fotográfica, bem como a sessão de autógrafos dos autores do Guia Ilustrado - os professores Jorge Iván Sánchez Botero, Danielle Sequeira Garcez e Paulo Cascon.
Conhecido como oásis verde, pelo clima fresco a quase 900 metros de altitude, já na Serra da Ibiapaba ou Serra Grande, o Parque se destaca em meio ao sertão quente, a 300 km a oeste de Fortaleza e no caminho de Teresina. Para se chegar à gruta de Ubajara o visitante usa o teleférico, de onde é possível se deliciar com a beleza da natureza, de uma vista panorâmica.
Mais informações sobre visitação ao Parque Nacional de Ubajara .