Notícias
Guapimirim faz mutirão de reflorestamento
Ação contou com apoio de voluntários
Ação contou com apoio de voluntários
Brasília (17/8/2015) – A Área de Proteção Ambiental (APA) de Guapimirim , no estado do Rio de Janeiro, realizou, na quarta-feira (12), mutirão para reflorestar área de um hectare de mata ciliar às margens do Rio Guapimirim. Os trabalhos serão concluídos na quarta-feira (19), quando haverá novo mutirão.
A ação contou com servidores do ICMBio e voluntários, além do apoio da ONG Guardiões do Mar e da Cooperativa Manguezal Fluminense, com as quais a unidade de conservação gerida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) mantém termo de reciprocidade.
Ao todo, foram plantadas aproximadamente 360 mudas de imbaúbas, ingás-feijão, ingás de metro, aroeiras, gabirobas, tabebuias, fedegosos-mirim, pau-ferro, mulugus, pixiricas, araticum, pitangueira, angicos, carrapeteiras, jamelões-do-mato, caixetas e sabiás.
As cerca de 30 pessoas que participaram do mutirão, entre servidores do ICMBio e voluntários, foram divididos em dois turnos – manhã, das 9h às 10h, e tarde, das 13h às 16h. Todos mostraram muita disposição no trabalho.
O projeto de reflorestamento começou a ser divulgado uma semana antes do dia marcado e teve uma recepção muito grande por parte da comunidade, tanto dos moradores das áreas mais próximas à APA como dos que vivem em locais mais distantes. A direção da UC conta com igual mobilização na segunda etapa do mutirão, na próxima quarta.
Dcom ICMBio
(61) 2028-9280