Missão e Visão
O Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Marinha do Sudeste e Sul – CEPSUL é uma unidade descentralizada do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio/MMA), vinculada à Diretoria de Pesquisa, Avaliação e Monitoramento da Biodiversidade (DIBIO). Sediado em Itajaí (SC), com uma base avançada no estado do Rio Grande do Sul, o CEPSUL atua desde 1984 na geração de conhecimento científico e no apoio à conservação da biodiversidade marinha e costeira das regiões Sudeste e Sul do Brasil.
Com foco no uso sustentável dos recursos naturais, o CEPSUL desenvolve pesquisas, coordena ações de monitoramento ambiental e participa da elaboração e implementação de políticas públicas, planos de ação para espécies ameaçadas e estratégias de manejo e ordenamento pesqueiro. Sua atuação é pautada pelo compromisso com a ciência, a ética, a conservação e o diálogo com diferentes setores da sociedade.
Missão
Promover e coordenar pesquisas técnico‑científicas, o monitoramento e a avaliação da biodiversidade marinha e costeira nas regiões Sudeste e Sul do Brasil, fornecendo subsídios científicos para a conservação de espécies e ecossistemas, o ordenamento pesqueiro, a gestão de unidades de conservação, a prevenção de impactos ambientais e a implementação de políticas públicas voltadas ao uso sustentável dos recursos costeiros e marinhos.
Visão
Consolidar o CEPSUL como centro de excelência e referência nacional na conservação da biodiversidade marinha e costeira das regiões Sudeste e Sul, ampliando sua atuação em pesquisa aplicada, monitoramento ambiental e apoio à gestão de unidades de conservação, promovendo soluções integradas, participativas e sustentáveis para os desafios da zona costeira e marinha brasileira.