Notícias
Fiscalização do Ibama no Ceará resulta em apreensão de pescado ilegal
Embarcação vistoriada pela equipe de fiscalização - Foto: Divulgação/Ibama/CE
Fortaleza/CE (19/02/2026) – Durante uma operação de fiscalização no litoral oeste do Ceará, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) apreendeu 1,5 tonelada de peixes-vermelhos, da família do pargo. A ação, realizada em Camocim (CE), resultou na autuação do responsável em mais de R$ 50 mil, por pesca ilegal.
A abordagem ocorreu na última quinta-feira (12) no porto pesqueiro do município. A embarcação não possuía autorização para capturar a espécie. A ação integra a operação permanente Fiscaero, que monitora embarcações possivelmente ligadas à cadeia de exportação do pargo.
A espécie está ameaçada de extinção e encontra-se em período de defeso até 30 de abril. Portanto, a comercialização e captura dessa e de algumas outras espécies da fauna marinha está proibida até essa data.
A comercialização de produtos oriundos de animais silvestres sem a devida autorização do órgão ambiental competente configura crime ambiental, conforme previsto no Decreto nº 6.514/2008 e na Lei nº 9.605/1998. Além disso, o descumprimento das normas do defeso também sujeita os infratores às sanções previstas na legislação ambiental vigente.
Mais informações sobre o período de defeso:
Assessoria de Comunicação Social do Ibama
imprensa@ibama.gov.br
61 3316-1015
