Notícias
Ministro Amaro destaca potencial nuclear brasileiro na NT2E, maior feira do setor na América Latina
O Ministro do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, Marcos Amaro, participou da cerimônia de abertura da NT2E – Nuclear Trade & Technology Exchange, o principal evento de negócios e tecnologia do setor nuclear brasileiro. A feira, organizada pela Associação Brasileira para o Desenvolvimento das Atividades Nucleares (Abdan), acontece de 20 a 22 de maio na ExpoMag, no Rio de Janeiro.
Em seu discurso, o ministro Amaro ressaltou a importância da NT2E como uma "oportunidade valiosa para reunir lideranças políticas, acadêmicas, empresariais e técnicas para debater os avanços e o futuro desse setor estratégico para o Brasil”. A NT2E reúne os principais players do mercado para apresentar inovações, discutir desafios e explorar as novidades do setor nuclear, abrangendo temas como energia nuclear, medicina nuclear, sustentabilidade, inovação tecnológica, regulação nuclear, transição energética e empreendedorismo.
O Potencial Nuclear Brasileiro e o Compromisso do GSI/PR
General Amaro ressaltou o papel do Brasil no cenário nuclear global, frisando que o país "destaca-se por possuir um programa nuclear abrangente, com tecnologia própria de enriquecimento de urânio em pleno desenvolvimento do desafiador programa de submarino com propulsão nuclear”. O Brasil possui vasto potencial no ciclo do combustível nuclear, dada a sua posição entre as maiores reservas mundiais de urânio, com apenas um terço do território prospectado.
Para que o país avance rumo à autossuficiência na produção e se consolide como exportador de insumos de alto valor agregado, Amaro enfatizou a necessidade de incentivar parcerias entre empresas públicas, privadas e instituições nacionais e internacionais. Ele reiterou o compromisso do GSI/PR com o desenvolvimento e a segurança do Programa Nuclear Brasileiro, coordenando ações de segurança por meio do Sistema de Proteção ao Programa Nuclear Brasileiro (Sipron) e fomentando o ecossistema nuclear através do seu Comitê de Desenvolvimento (CDPNB), composto por 12 ministérios. "Seguiremos empenhados em criar um ambiente favorável para atrair investimentos e oportunidades que impulsionem esse setor estratégico, beneficiando toda a sociedade”, concluiu o ministro.
A NT2E conta com uma programação diversificada, incluindo palestras, painéis, workshops e minicursos, e reúne autoridades e especialistas renomados em diversas áreas relacionadas ao setor nuclear.


