Notícias
GSI/PR promove evento internacional sobre cibersegurança
O evento internacional Brasil Ciberseguro 2025: Construindo um Futuro Digital, promovido pelo Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR), em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento, teve início nesta manhã com a abertura do ministro do GSI/PR, Marcos Amaro.
Em seu discurso, o ministro-chefe do GSI/PR destacou a importância da temática cibersegurança tanto na agenda nacional quanto no cenário internacional, que "deixou de ser uma questão técnica para se afirmar como um pilar essencial da soberania digital, da proteção dos ativos estratégicos, da defesa dos cidadãos e da garantia da resiliência das economias".
Ele também enfatizou as atividades do Comitê Nacional de Cibersegurança (CNCiber), que, por meio do grupo temático, elabora o Plano Nacional de Cibersegurança. Este por sua vez "paralelamente avançará no aperfeiçoamento do anteprojeto de Lei Geral da Cibersegurança; na criação de guia de requisitos mínimos de segurança para provedores e operadores de serviços essenciais e de infraestruturas críticas; e na elaboração de estratégias de divulgação de materiais educativos, entre outras medidas." Finalizou considerando a urgência de um órgão de governança da cibersegurança nacional.
Durante a abertura, estiveram presentes o ministro das Comunicações, Frederico Siqueira; a Secretária-geral das Relações Exteriores do Ministério das Relações Exteriores, Maria Laura da Rocha; o Embaixador do Japão, Hayashi Teiji; a Chefe de Representação do Banco Interamericano de Desenvolvimento no Brasil, Annette Killmer; e o representante da Embaixada da Espanha, o Conselheiro-Chefe Manuel Casuso.
O evento reúne a partir de hoje painelistas nacionais e internacionais para debaterem temáticas atuais da cibersegurança, com enfoque nos eixos temáticos da nova Estratégia Nacional de Cibersegurança (E-Ciber): Proteção e Conscientização do Cidadão e da Sociedade; Segurança e Resiliência de Serviços Essenciais e Infraestruturas Críticas; Cooperação e Integração entre Órgãos e Entidades Públicas e Privadas; e Soberania Nacional e Governança.
Entre hoje e amanhã são esperados mais de 300 participantes, dentre especialistas do Brasil e do exterior, servidores públicos, legisladores, acadêmicos e representantes de organizações, que podem contar com tradução simultânea de inglês e espanhol.

