Notícias
GSI/PR prepara esquema de segurança para a Cúpula dos Líderes na COP 30
Belém sediará, nos dias 6 e 7 de novembro, a Cúpula dos Líderes, evento internacional que reunirá cerca de 50 chefes de Estado para discutir as mudanças climáticas e seus impactos globais. Em razão da participação do Presidente Lula o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR) está encarregado da segurança durante o encontro, que antecede a realização da COP 30 na capital paraense.
Nesse sentido, o GSI reuniu várias capacidades para possibilitar que o evento transcorra do modo mais seguro e com o mínimo de intercorrências para todos os envolvidos. Em destaque, a instalação e operação, a partir de 3 de novembro, do Centro Integrado de Operações (CIOP) que será responsável pela unificação do comando, pelo controle das ações, pela coordenação das atividades dos órgãos de segurança pública sob a tutela do Coordenador de Segurança de Área (CSA) e pelo acionamento, em caso de necessidade, da pronta resposta aos possíveis incidentes que venham a ocorrer.
A Blue Zone, estrutura que sediará a Cúpula, será protegida por cerca de 100 (cem) agentes de segurança do GSI, todos especializados e capacitados para esse tipo de atividade, com experiência na realização de eventos dessa natureza dentro e fora do País. Somam-se a esses agentes, a atuação dos órgãos de segurança pública, das forças armadas e das forças auxiliares do estado do Pará, todas capitaneadas pelo CSA, oficial do Exército Brasileiro, comandante da 22ª Brigada de Infantaria de Selva que fará a integração e a coordenação de todas atividades para a proteção das áreas contíguas à Blue Zone, considerada a área de segurança aproximada segundo a doutrina do sistema de segurança presidencial.
O GSI realizará, em parceria com o Ministério das Relações Exteriores, o credenciamento de pessoal para a participação no evento. O órgão também fará o controle de acessos à área da Blue Zone, utilizando pórticos detectores de metais fixos para garantir a segurança e o monitoramento de todas as entradas no local do evento.
Além disso, serão agregadas as capacidades de varredura antibomba, eletrônica e contra agentes químicos, biológicos, radiológicos e nucleares em todos os ambientes. Equipes táticas de pronta resposta e de caçadores, altamente especializadas, reforçarão a segurança da Blue Zone trazendo mais rapidez e eficiência nas ações de proteção e segurança em caso de possíveis contingências, tudo sob coordenação do GSI.
A atuação do GSI se concentrará entre os dias 4 e 7 de novembro e terá foco na preservação da integridade física das autoridades nacionais e estrangeiras, contribuindo para o êxito da Cúpula dos Líderes e para a projeção do Brasil como país sede de grandes eventos internacionais com elevado padrão de segurança e coordenação interagências.
Planejamento
Órgão integrante do GSI, a Secretaria de Segurança Presidencial[1] vem atuando desde a COP 29, realizada em novembro de 2024, no Azerbaijão, quando enviou uma equipe de agentes para acompanhar o evento e colher experiências que subsidiassem a preparação da Cúpula dos Líderes. Desde então, tem concentrado esforços para garantir o grau de segurança necessário e requerido pelo grande número de altas autoridades que estarão reunidas em Belém. Planejamentos, reuniões, ensaios, reconhecimentos e coordenações nos âmbitos federal, estadual e municipal, tem sido feitas para assegurar a realização de todas as atividades buscando o equilíbrio entre a segurança e a satisfação dos participantes.
[1] A Secretaria de Segurança Presidencial do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República é responsável pela segurança do Presidente, do Vice-Presidente da República e dos seus familiares, conforme previsão legal contida na Lei nº 14600, de 19 de junho de 2023.