Notícias
GSI/PR destaca modernização e reforço da proteção em solenidade pelos 87 anos do órgão
O Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR) realizou nesta sexta-feira (5) cerimônia pelos 87 anos de sua criação. Em discurso, o ministro-chefe do GSI/PR, Marcos Amaro, destacou as atividades de celebração deste mês de dezembro e relembrou o patrono da segurança presidencial. “Hoje, com esta cerimônia singela, mas simbólica em sua essência, reverenciamos nosso Patrono e homenageamos aqueles que contribuíram de modo notável para a missão da Segurança Presidencial", disse o ministro.
O patrono da segurança presidencial, Marechal Carlos Machado Bittencourt, nasceu em Porto Alegre (RS) em 12 de abril de 1840 e assentou praça em 1º de janeiro de 1857, aos 17 anos, iniciando uma trajetória que o consagraria como patrono do serviço de Intendência do Exército Brasileiro. O Marechal Bittencourt dedicou quatro décadas de serviços relevantes à Nação, até seu falecimento em 5 de novembro de 1897. Naquele dia, forças militares recém-chegadas da campanha de Canudos eram recepcionadas no Rio de Janeiro (RJ) pelo Presidente da República, Prudente de Morais. Durante as honras militares, o anspeçada (antiga graduação entre soldado e cabo) Marcelino Bispo de Melo, de 19 anos, saiu de sua posição em forma no 10º Regimento de Infantaria e avançou contra o Presidente da República. Marechal Bittencourt, em gesto de absoluto desprendimento, colocou-se entre o agressor e o Chefe do Executivo, retirando-lhe a arma, mas Marcelino reagiu com um punhal, acertando Bittencourt diversas vezes. Gravemente ferido, faleceu logo depois. Em razão de seu ato de heroísmo, sacrificando a própria vida para proteger o Presidente da República, o Marechal Bittencourt foi honrado como Patrono do Dia da Segurança Presidencial (5 de novembro).
A solenidade de dezembro incluiu a entrega da Medalha da Segurança Presidencial a servidores e a parceiros institucionais que contribuíram para a evolução do sistema de proteção. Ao homenagear os profissionais que atuam na proteção de dirigentes do Estado brasileiro, o ministro Amaro valorizou o rigor técnico e o aprimoramento constante das equipes. “Parabenizo os agraciados e concito-os a continuar a zelar pela segurança presidencial e a apoiá-la, mantendo elevado grau de capacitação e profissionalismo”, destacou o ministro.
Marcos Amaro destacou ainda o compromisso acumulado ao longo de quase nove décadas: “O GSI/PR completa 87 anos, tendo evitado qualquer atentado ou violação da integridade física do mais alto dignitário da Nação". No encerramento, o ministro manteve o tom de mobilização institucional diante dos desafios atuais: “Sigamos, sempre firmes, trabalhando com dedicação e confiando que Deus nos acompanhará nessa caminhada", concluiu.


