Notícias
GSI e ESD celebram mais uma edição do Curso de Coordenação e Planejamento Interagências
Na última sexta-feira (30), na sede da Escola Superior de Defesa (ESD) em Brasília-DF, foi concluída a 5ª edição do Curso de Coordenação e Planejamento Interagências (CCOPI), fruto da colaboração estabelecida entre o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR) e a ESD desde 2021 para a capacitação de profissionais no âmbito do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF).
Nesta edição, o curso contou com a presença de 53 profissionais de órgãos federais que integram o PPIF, além de servidores que atuam nas Secretarias de Segurança Pública e nos Gabinetes de Gestão Integrada de Fronteiras de 10 estados da Federação. Cabe destacar ainda a presença de sete representantes de nações amigas, corroborando a necessidade de cooperação interfederativa e internacional para o enfrentamento de ameaças complexas, a exemplo do combate aos ilícitos transnacionais.
A essência do CCOPI é o aprimoramento das relações interagências, caracterizada pela condução de trabalhos conjuntos de maneira coordenada. O curso busca reduzir o impacto das diferenças culturais entre as agências, fortalecer as relações interpessoais, e incentivar a comunicação e a confiança mútua.
O CCOPI enfatiza a importância da compreensão das capacidades e limitações de cada órgão para a execução das operações interagências e utiliza um processo de planejamento que busca integrar esforços de todos os envolvidos, com ênfase em funções essenciais como Inteligência, Comunicação Social, Assuntos Civis e Logística.
Durante o CCOPI, são realizados exercícios simulados e estudos de caso, como o 'Soledad 2025’, contextualizado por cenários desafiadores, típicos de problemas complexos interagências, como o enfrentamento à atuação do crime organizado em fronteiras e aos desastres ambientais.
Por ocasião da Cerimônia de Encerramento, GSI e a ESD assinaram o Plano de Trabalho Nº 1/2025, do Acordo de Cooperação Técnica firmado em 2024, para o estabelecimento das normas de execução do CCOPI, consolidando um processo exitoso, que ratifica a orientação do governo brasileiro por respostas integradas e eficazes aos desafios contemporâneos.