Notícias
Câmeras 360º, reconhecimento facial e sistema de transmissão em tempo real: conheça a tecnologia empregada pelo GSI/PR na Cúpula dos Líderes
O Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR), em cooperação com as Forças Armadas, tem conduzindo as atividades que integram o plano estratégico de segurança da Cúpula dos Líderes da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que ocorre em Belém (PA).
As medidas abrangem o emprego de tecnologias de última geração, voltadas à criação de um ambiente seguro, controlado e de alta confiabilidade operacional. Entre os recursos empregados, destaca-se a implementação do Centro Integrado de Operações (CIOP), estrutura responsável por interligar todos os sistemas de comunicações, monitoramento e controle, assegurando a coordenação em tempo real das forças participantes do sistema de segurança presidencial. O CIOP é o núcleo de integração das informações estratégicas e permite acompanhar continuamente as áreas de interesse.
Esse acompanhamento é realizado por meio de 240 câmeras de vigilância instaladas dentro e fora da Blue Zone, área de acesso restrito, para aumentar a capacidade de monitoração do evento. Ou seja, sem sair do CIOP, é possível enxergar tudo o que se passa na Blue Zone. Do total de 240, 50 câmeras têm capacidade de movimentar-se em 360º e possuem zoom de aproximadamente 2 km e 25 possuem tecnologia de reconhecimento facial. Além disso, câmeras corporais também fazem parte da lista de equipamentos eletrônicos. Elas são utilizadas pelos agentes de segurança, possibilitando o acompanhamento em tempo real de qualquer ocorrência relacionada à segurança na área da Blue Zone.
As equipes de segurança somam aproximadamente 100 profissionais com experiência, que coordenam o trabalho de 220 militares do Exército Brasileiro e de mais 560 agentes de segurança privados, totalizando cerca de 900 pessoas.
Já o sistema de comunicações conta com rádios de alta capacidade e segurança, transmissão em tempo real de imagens captadas por drones e um sistema antidrone para a neutralização de possíveis ameaças aéreas.
A experiência do GSI/PR em grandes eventos internacionais inclui além da Cúpula dos Líderes, o G20 e o BRICS. Sua atuação tem como prioridade garantir a segurança e a ordem pública durante a permanência das autoridades presidenciais brasileiras na Cúpula dos Líderes, que reúne chefes de Estado, delegações internacionais, representantes da sociedade civil e organismos multilaterais.