Notícias
Visita do GSI aos Estados Unidos da América (EUA)
No período de 04 a 10 de dezembro de 2022, o Secretário-Executivo do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR), General de Divisão Carlos José Russo Assumpção Penteado , liderou uma comitiva brasileira composta pelo Contra Almirante Gustavo Calero Garriga Pires, Comandante do Comando de Operações Marítimas e Proteção da Amazônia Azul (COMPAAZ), pelo Delegado da Polícia Federal Denis Cali, Adido no Homeland Security Investigations (HSI) , em Miami, pelo Sr. Décio Rui Pialarissi, Adido da Receita Federal do Brasil nos EUA, além de representantes da Secretaria de Assuntos de Defesa e Segurança Nacional do GSI/PR, em visita institucional aos Estados Unidos da América, no contexto do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF).
Comitiva brasileira em vista institucional nos Estados Unidos
A viagem se insere no objetivo estratégico do PPIF voltado ao aprimoramento da segurança fronteiriça por meio da cooperação internacional, e destinou-se à aquisição de conhecimento sobre modelos de governança e colaboração interinstitucional, a partir da atuação de Comandos Conjuntos e Forças Tarefas multiagências nos EUA, no combate ao Crime Organizado Transnacional.
Cumprimentos ao Comandante do 7º Distrito da Guarda Costeira
Durante a viagem institucional, foram realizadas reuniões inéditas com autoridades civis e militares estadunidenses responsáveis pelo combate aos crimes transnacionais, com ênfase na fronteira marítima, dentre elas: o Tenente-General Andrew A. Croft, Subcomandante Militar do Comando Sul dos Estados Unidos; o Sr. Max Koch, Chefe do Estado-Maior da Homeland Security Task Force Southeast ; o Chefe do Estado-Maior do Joint Interagency Task Force- South , Captain David E. Burke; o Comandante Pablo Parado, do 7º Distrito da Guarda Costeira dos Estados Unidos; além do Ministro Cristiano Berbet, Vice Cônsul do Brasil em Miami.
Reunião com a Homeland Security Task Force
Nessas ocasiões, foram apresentadas as missões, as estruturas, as capacidades operacionais e os modelos de governança, além das principais ameaças transnacionais identificadas por parte das agências e Forcas Tarefas estadunidenses. Em aproveitamento, foram apresentadas as atribuições do GSI/PR e do PPIF, instituído pelo Decreto nº 8.903, de 16 de novembro de 2016, para o fortalecimento da prevenção, do controle, da fiscalização e da repressão de delitos transnacionais no Brasil. Ressalta-se, ainda, que a viagem proporcionou abertura de novas oportunidades para o aprimoramento da cooperação internacional em prol da segurança fronteiriça nas Américas.